Pequenos cuidados podem ser adotados para ajudar no combate às fraudes. O comerciante, na hora de realizar uma venda a prazo, deve principalmente verificar a consistência dos dados informados e comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento. Independentemente do porte, todas as empresas devem redobrar a atenção, pois as que não investem em recursos básicos e acessíveis de proteção, podem virar alvos preferenciais. A ação de fraudadores pode causar muitos transtornos ao comércio e à população.
Veja seis dicas de prevenção para as empresas, sobretudo para as pequenas e médias companhias, segundo especialistas da Serasa Experian:
Antes de realizar uma venda a prazo:
1ª Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);
2ª Verifique inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa.
3ª Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;
4ª Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
5ª Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado.
6ª Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.