Para definir a proposta de valor de marketing, seis perguntas ajudam a dar um norte ao empreendedor, segundo Agustin Couto, sócio-fundador da Escola Brasileira de Vendas, que ministrou o quarto workshop do Startup Pirates @ Curitiba, nesta quinta-feira (11). Na proposta apresentada, Couto discutiu ainda a relação entre marketing e vendas, termos que eram o tema central do workshop.
Marketing, segundo Agustin, é um processo de comunicar o valor de um produto ou serviço a potenciais clientes, com o objetivo de gerar interesse. "Em uma palavra, marketing é comunicação. Atividades de marketing incluem pesquisas de mercado, desenvolvimento de produto e propaganda. Os esforços nessa área são dirigidos a um grande público", salienta Agustin.
Já a venda, de acordo com o especialista, é o acompanhamento e o apoio do avanço do processo de compras visando o fechamento de um negócio. "O vendedor deve ser bom no processo de compras, analisando o estímulo que falta para o fechamento da compra. Esforços de vendas são dirigidos a indivíduos ou pequenos grupos. Os dois termos são diferentes, mas se complementam", explica.
Veja as seis perguntas para definir a proposta de valor do marketing do empreendedor:
- Quem é seu público-alvo?- Quais os problemas você resolve ou necessidades você satisfaz?- Por que é importante resolver o problema ou perseguir determinada oportunidade?- Como você resolve o problema?- Como você prova o que faz e os resultados que proporciona?- Por que você (e não outro fornecedor, solução ou não fazer nada)?
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Polícia descobre novas ameaças de morte a Lula e Moraes com armas pesadas
AGU contrata advogados no exterior para extraditar condenados pelos atos de 8/1
Lula critica Meta e convoca reunião para tratar do assunto: “Extremamente grave”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast