Cerca de 90 postos de trabalho em redes de franquia, em São Paulo, foram ocupadas por pessoas que viviam em situação de rua, nos últimos meses. As contratações integram o programa Trabalho Novo, lançado em janeiro, pela prefeitura. A informação foi anunciada pelo prefeito paulistano, João Dória Júnior, durante a abertura da 26.ª ABF Franchising Expo, nesta quarta-feira (21).
LEIA MAIS sobre empreendedorismo, carreira e finanças pessoais
Os funcionários já passaram por processo de treinamento e estão inseridos em grandes empresas, como McDonald's, Fran's Café, Divino Fogão e Casa do Construtor. Ao todo, 27 marcas do ramo das franquias já se comprometeram a direcionar parte de seus postos para o projeto.
No Grupo Pão de Açúcar, cerca de 100 funcionários que viviam em situação de rua hoje estão em treinamento. A previsão é de que eles ocupem postos formais nas varejistas da rede, nos próximos meses.
LEIA TAMBÉM: Método Doria: a história dos prefeitos milionários que se bancaram para chegar ao poder
A seleção e preparação dos candidatos é feita pela Rede Cidadã, uma organização sem fins lucrativos. São eles os responsáveis pela capacitação socioemocional, regularização da documentação, seleção e triagem dos candidatos. A prefeitura garante as vaga em abrigos.
LEIA TAMBÉM: Brechó de luxo: site quer vender sua roupa de grife (se ela ainda parecer nova)
Dória, cuja política de assistência social sofreu duras críticas após o episódio de desmonte da "Cracolândia", no mês passado, diz apostar no emprego como motivador da mudança de vida para quem vive na rua. "Essas pessoas são brasileiros como nós e que tem no emprego a chance de cidadania e de um futuro melhor".
Ainda segundo o prefeito, a "taxa de atrito", de funcionários que nãoseguiram no cargo, foi de apenas 5%, nos três meses em que as empresas tiveram esses funcionários em seus quadros. Os outros 95% permaneceram. "São muito bem recebidos pelos [outros] profissionais, há um acolhimento", além de ter "um empenho de tal ordem que os torna funcionários exemplares".
LEIA TAMBÉM: Rede curitibana cresce no país vendendo hambúrguer e chope a R$ 10
As franquias participantes do programa são: Alphagraphics, Ambev (Chopp Brahma), Boali, Bob's, Centro Britânico, Chilli Beans, China in Box, CNA, Dia%, Dídio Pizza, Divino Fogão, Fast Frame, Fran's Café, Gendai Japanese Food, Giraffa's, Habib's, Jani-King, McDonald's, Moldura Minuto, Nutty Bavarian, Onodera Estética, Patroni Pizza, Ragazzi, Rei do Mate, Sóbrancelhas, Sorridents e Vivenda do Camarão.
*A jornalista viajou a convite da Associação Brasileira de Franquias (ABF)