Pequenos e médios empresários que visam exportar produtos ou serviços devem estar cientes que o início da nova empreitada vai exigir paciência. Assim como em um jogo de xadrez, cada movimento é importante, mas sozinho não traz o resultado esperado pelo empresário.

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A empresa também precisa, para estar conectada com o resto do planeta, ter disponibilidade e flexibilidade, para fazer alterações necessárias para se adequar à cultura local. Alfredo Novais, diretor da ABN8 Trading, empresa especializada em comércio exterior, a exportação é uma operação complexa e pode trazer prejuízos a quem não é especialista no assunto. Para começar a exportar, a PME deve seguir sete passos, segundo Novais.

Veja quais são:

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1) Atenção às leis brasileiras e às do país importador

Cheque as exigências brasileiras para realizar exportações, que vão desde Registro da empresa exportadora no RADAR, item obrigatório junto à receita Federal, até Ministério da Agricultura, ANVISA, entre outras licenças. Fique atento ainda à legislação do país que é mercado alvo da empresa, pois o produto pode ter benefícios ou restrições na entrada do país.

2) Tenha capital para começar a exportar É necessário destinar uma verba para exportação, pois ela será utilizada na realização de mudanças e adaptações necessárias no produto caso o cliente deseje, além de outros investimentos como viagens e material de marketing, por exemplo.

3) Fique atento às barreiras comerciaisÉ necessário se atentar as possíveis barreiras ao produto para o mercado alvo. Quem não se lembra do caso de restrição à carne brasileira por conta da quando ocorreu a doença da vaca louca, por exemplo.4) Pesquise o mercado internacionalInformação é sempre uma boa aliada. É necessário realizar uma pesquisa para identificar o mercado alvo, que envolve variáveis como logística, clima e barreiras, entre outros.

5) Conheça a cultura de cada paísÉ fundamental conhecer a cultura para saber como se portar na negociação e assim evitar cometer qualquer tipo de "gafe", que inclusive possa ofender ao cliente. Na China, por exemplo, há maior resistência quanto à cor roxa, porque ela representa morte e luto na região, enquanto que sentar mostrando a sola do sapato é um grande sinal de desrespeito para os árabes.

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6) LogísticaEstudar a logística, traçar a rota do produto desde a fábrica até o porto ou aeroporto e também as possibilidades de logística internacional, como o transporte marítimo, rodoviário e aéreo, é a melhor forma de obter a melhor relação custo benefício.7) Tenha alguém para auxiliá-loSe não tiver um departamento responsável pelo processo, contrate uma empresa especializada nisso. Afinal, o empreendedor precisa pensar em várias outras coisas para que o negócio cresça.