Um LinkedIn de artistas. Se fosse possível resumir em uma frase o que oferece o SouArtista.PRO (http://souartista.pro), uma das três startups que passa pelo processo de aceleração na Supernova Aceleradora de Startups, seria dessa forma. Com o objetivo de ajudar a desenvolver um importante segmento da economia criativa, a plataforma quer conectar artistas, pessoas e empresas interessadas em contratá-los para movimentar esse mercado.
Funciona assim: se uma pessoa procura um malabarista para uma festa infantil, por exemplo, pode anunciar a oportunidade na rede, que vai fazer a busca entre os perfis cadastrados e mostrar quem mais se encaixa na descrição da vaga. Simples assim. Até o momento, o site, que ainda está em fase de ajustes, já conta com 300 artistas contratados e fechou 12 contratos.
A ideia surgiu porque Dan Queirolo, fundador da startup, percebeu que havia uma demanda para a contratação de artistas como já havia atuado em outro projeto cultural, ele era procurado para indicar pessoas para trabalhar. Passou a estudar esse mercado e viu que havia três problemas a serem resolvidos: a dificuldade enfrentada por artistas na hora de encontrar emprego, a pouca informação sobre o mercado cultural e a falta de oportunidade de capacitação.
Com esse cenário em vista, Queirolo apresentou sua proposta no processo de incubação do HUB Fellowship, programa de capacitação do Impact HUB, onde foi escolhido. Além disso, participou da seleção na Supernova e também foi selecionado. Ele viu vantagens nas duas oportunidades. "Durante a incubação, conheci meus sócios, Rafael Bortoli, Luis Henrique Ribeiro e Phillippe Santana. Já na aceleração, redefinimos o modelo de negócios", explica.
Além de fazer o encontro de profissionais e contratantes, o SouArtista.PRO quer oferecer conteúdo específico para o público, além de cursos online. "O objetivo final da plataforma é o desenvolvimento da economia criativa", afirma Queirolo.
Para a Supernova, aceleradora que fica com 4% de participação nas startups que apoia, o diferencial da Sou Artista.PRO é a área pouco explorada. "Eles passam agora pela validação do modelo de receita, mas têm bons resultados já. Entender como monetizar é o grande desafio de uma startup", explica Vitor Torres, sócio-fundador da Supernova.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast