A empresária paulista Bel Pesce, 25, que empreendeu no Vale do Silício e voltou ao Brasil em 2013 para criar a empresa FazINOVA, de educação empreendedora, foi escolhida Empreendedora do Ano no Prêmio Sparks Award Brasil.
Em sua primeira edição, a premiação organizada pela Microsoft e pela Startup Farm (que realiza eventos para difundir o empreendedorismo no país) premiou 12 categorias, destacando pessoas, universidades, empresas e cidades que compõem o ecossistema empreendedor brasileiro. A escolha dos indicados e vencedores de cada categoria foi feita pelo público.
Em seu discurso de agradecimento, Bel, que lançou em 2011 o livro "A Menina do Vale" contando suas experiências como empreendedora no Vale do Silício, disse que dedicava o prêmio a todos os empreendedores brasileiros: "Quando decidi dividir minha história, ainda não existia esse universo de empreendedorismo. Agora está florescendo um ambiente incrível no Brasil".
Entre as empresas reconhecidas na premiação, estão a Get Ninjas, de contratação de profissionais autônomos pela internet -premiada como empresa brasileira do ano- e a Easy Taxi, que oferece aplicativo para chamar táxis pelo smartphone -escolhida companhia latino-americana do ano.
Cássio Spina, presidente da associação Anjos do Brasil, que reúne investidores que apostam em empresas em estágio inicial, foi escolhido investidor-anjo do ano. Já a aceleradora Wayra Brasil, da Telefônica, foi selecionada a melhor aceleradora.
O prêmio também reconheceu a Universidade Federal de Itajubá, de Minas Gerais, como a melhor instituição de ensino empreendedor do país.