A empresária paulista Bel Pesce, 25, que empreendeu no Vale do Silício e voltou ao Brasil em 2013 para criar a empresa FazINOVA, de educação empreendedora, foi escolhida Empreendedora do Ano no Prêmio Sparks Award Brasil.
Em sua primeira edição, a premiação organizada pela Microsoft e pela Startup Farm (que realiza eventos para difundir o empreendedorismo no país) premiou 12 categorias, destacando pessoas, universidades, empresas e cidades que compõem o ecossistema empreendedor brasileiro. A escolha dos indicados e vencedores de cada categoria foi feita pelo público.
Em seu discurso de agradecimento, Bel, que lançou em 2011 o livro "A Menina do Vale" contando suas experiências como empreendedora no Vale do Silício, disse que dedicava o prêmio a todos os empreendedores brasileiros: "Quando decidi dividir minha história, ainda não existia esse universo de empreendedorismo. Agora está florescendo um ambiente incrível no Brasil".
Entre as empresas reconhecidas na premiação, estão a Get Ninjas, de contratação de profissionais autônomos pela internet -premiada como empresa brasileira do ano- e a Easy Taxi, que oferece aplicativo para chamar táxis pelo smartphone -escolhida companhia latino-americana do ano.
Cássio Spina, presidente da associação Anjos do Brasil, que reúne investidores que apostam em empresas em estágio inicial, foi escolhido investidor-anjo do ano. Já a aceleradora Wayra Brasil, da Telefônica, foi selecionada a melhor aceleradora.
O prêmio também reconheceu a Universidade Federal de Itajubá, de Minas Gerais, como a melhor instituição de ensino empreendedor do país.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast