Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
negócios

Spoleto muda de cara para virar “pop gourmet”. Veja o que mudou

Novas lojas têm tons mais sóbrios, sem se prender ao tradicional vermelho e verde da rede. | SpoletoDivulgação
Novas lojas têm tons mais sóbrios, sem se prender ao tradicional vermelho e verde da rede. (Foto: SpoletoDivulgação)

O Spoleto mudou. A rede carioca, que se tornou quase sinônimo de fast food italiano, agora quer ser símbolo de gastronomia. O novo padrão começou a valer para as lojas novas desde setembro do ano passado, e deve alcançar todas as unidades da rede, nos próximos cinco anos. Com o "Minha Cozinha Italiana", a marca quer se reinventar: manter a rapidez e o (relativo) baixo custo. Mas se aproximar de um público que, cada vez mais, busca ter uma alimentação saudável.

LEIA MAIS sobre empreendedorismo e novos negócios

Para quem conhece a rede, a mudança nas novas lojas é visível. A aparência é diferente: são decoradas em tons mais sóbrios (sem tanta prevalência do vermelho) e com uma decoração que remete à culinária italiana. Mas a principal mudança é no cardápio. Que ficou menor.

A regra é que "menos é mais". "São ingredientes mais temperados, molhos mais encorpados. Antes tinha o champignon em conserva. Hoje, o cogumelo fresco com azeite frutado. O alhado assado é feito no restaurante, o tomate assado é uma receita de restaurante [com estrela] Michelin", explica a líder do Spoleto, Viviane Barros.

Leia também: Casa da Azeitona, empório do Mercado Municipal, lança plano de franquias

A cozinha é o carro-chefe da reformulação. Nas novas lojas, quase todos os ingredientes são feitos dentro do restaurante. Massas e molhos são fabricados pela rede e distribuídos para os restaurantes. Mas mesmo estes sofreram alterações em suas receitas, para diminuir a quantidade de conservantes, aumentar o sabor e a qualidade, explica Viviane.

Inspiração nos EUA

A inspiração para as novas lojas veio da expansão do Spoleto para os Estados Unidos. Lá, a rede compete em um novo nicho, o do fast casual, que fica no meio do caminho entre o restaurante tradicional e o fast food. Já são cinco unidades nos EUA.

Em três anos, clube de assinatura de livros decola e fatura R$ 1,2 milhão por mês

Mas importar este modelo para o Brasil não foi fácil. Lá, as unidades têm 250 metros quadrados, em média. Aqui, são 30. Além da redução no número de ingredientes, a distribuição do trabalho foi reformulada. Antes, com todos os ingredientes prontos, bastava que os funcionários abastecessem a bancada. Na nova organização, a equipe passa parte do dia picando e preparando as comidas, que devem ser servidas frescas.

Novas lojas para novos tempos

O primeiro restaurante do Spoleto foi aberto no Rio de Janeiro, em 1999. Em quatro anos, a marca já tinha 75 restaurantes, e crescia em cima de dois pilares: trazer uma experiência para o usuário da praça de alimentação e levar tudo pronto para os restaurantes.

Por isso a opção por usar louças e talheres de metal (contra o plástico usual da época). Os ingredientes prontos eram uma forma de garantir a segurança alimentar e a padronização dos produtos, explica Viviane Barros.

Nestas quase duas décadas, o que era inovador acabou virando um modelo repetitivo. Outras marcas, similares, surgiram. Em paralelo, surge um movimento de gastronomia saudável, que vê o fast food como um grande vilão.

Quando o Spoleto fez 15 anos, começou a refletir sobre o seu futuro. E veio a decisão de abraçar a gastronomia. A rede quer, agora "democratizar a boa culinária italiana no mundo".

Todas as lojas, nos próximos cinco anos

A primeira loja do "novo Spoleto" foi aberta em 12 de julho do ano passado, em caráter experimental. A partir de setembro, o modelo passou a ser implantado em todas as unidades.

Hope quer franqueados para abrir novas lojas por menos de R$ 200 mil

Em paralelo, há um trabalho de conversão dos antigos para o novo modelo. Hoje, são 354 no Brasil todo. A meta é ter todas operando neste padrão, em até cinco anos. Mas, devido à procura dos franqueados, este tempo pode ser reduzido para quatro ou três anos e meio.

Apesar do cardápio diminuto, as lojas que já funcionam no modelo gastronômico viram sua receita crescer. Houve aumento de 8% nas transações e 15% no faturamento, segundo Viviane. A esperança é de que o novo modelo reconquiste um público mais preocupado com valores gastronômicos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.