A catarinense Up Points foi escolhida como uma das dez startups mais promissoras da América Latina pelo portal Pulso Social. As candidatas foram avaliadas nos quesitos inovação, dinheiro investido e tempo de vida - podiam ter, no máximo, dois anos de mercado.

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A Up Points, fundada pelos amigos Cristian Fernandes e Graciliano Passos, utiliza redes neurais artificiais para realizar análises do comportamento de consumidores com relação a produtos em ponto de vendas da indústria e do varejo. O sistema de inteligência artificial baseia-se na aprendizagem de vários níveis de representações, utilizando uma câmera que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, tirando uma foto por segundo. Além de eficiente, a plataforma é barata: a instalação custa em torno de US$ 100 e não interfere no ambiente.

Após ser instantaneamente tratada de forma que a identidade do consumidor seja mantida sob sigilo, cada fotografia que apresenta alteração de cenário (com a venda de um produto, por exemplo) é enviada ao cliente. Ao receber a informação, ele pode tomar as medidas necessárias, como adotar uma estratégica de mudança de posição do artigo na prateleira ou nos corredores do estabelecimento.

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"Com esse sistema é possível saber quanto tempo uma prateleira ficou sem um produto, quantas unidades foram comercializadas em uma determinada faixa de tempo, quanto tempo o consumidor levou para escolher aquele item e qual a melhor localização para cada mercadoria", enumera Cristian Fernandes.

Para explicar a aplicabilidade da técnica na prática, Fernandes usa como exemplo um estabelecimento dedicado à comercialização de cervejas. "A loja pode baixar o preço da bebida na sexta-feira apostando em um maior consumo no final de semana. Os clientes compram o produto muito rápido e ele esgota. Conclusão: o estabelecimento vendeu rápido, mas não vendeu mais, porque não tinha controle de estoque para saber quanto do produto deveria ser reabastecido, podendo ficar em em falta no final de semana", exemplifica.