A startup curitibana Encontre Um Nerd quer deixar de lado os quartos e salas de estar para pisar firme nos escritórios. A plataforma, que reúne profissionais de Tecnologia da Informação (TI) disponíveis para prestar serviços e resolver problemas de informática e conectividade, atualizou seu modelo de negócios para passar a atender somente pequenas e médias empresas (PMEs).
Ano passado, a startup atendeu cerca de 5 mil clientes domiciliares e mil empresas, desde pequenos comércios até companhias de grande porte. Apesar do número menor de atendimentos, a atenção ao mercado corporativo se sustenta pelos ticket médios (preço do serviço) mais altos e também pela demanda crescente vinda principalmente dos pequenos empreendedores, que não têm condições de ter uma equipe de TI própria.
“Há uma necessidade grande por este tipo de serviço, até porque falta hoje mão de obra qualificada. Além disso, quase 80% do nosso faturamento já estava vindo dessas empresas”, destaca o CEO e fundador do Encontre Um Nerd, Bruno Ramos.
A grande maioria dos clientes da startup está hoje em São Paulo, cidade que também concentra boa parte dos 10 mil nerds cadastrados, que ficam com 70% do valor pago por cada atendimento – a plataforma também atua em Curitiba, onde surgiu há quase dois anos. A grande base de profissionais disponíveis tem servido como um diferencial importante, já que os clientes têm acesso a horários de atendimentos mais flexíveis e nerds capazes de resolver problemas bem específicos.
Tanto que, a partir de agora, a Encontre Um Nerd também está atuando em projetos maiores em vez de atendimentos pontuais, como auditorias, consultorias, compra de materiais e treinamento de funcionários. Ocasiões em que os profissionais de TI da plataforma podem chegar a ganhar até R$ 1,5 mil por apenas três ou quatro dias de trabalho. A intenção é deixar de vez a alcunha de “assistência técnica” para se consolidar como uma “empresa de assistência tecnológica”.
“Queremos nos posicionar agora como uma alternativa capaz de resolver a demanda de tecnologia dessas empresas por completo. Por meio do Encontre Um Nerd, elas têm à disposição 10 mil colaboradores, pensando nas melhores soluções para atender essa demanda”, reforça Ramos.
Amadurecimento
A aposta nas PMEs vem um momento de amadurecimento para a Encontre Um Nerd, que hoje está instalada fisicamente em São Paulo. A startup passou por duas rodadas de investimento e conta hoje com seis investidores. O faturamento não é divulgado, mas Ramos garante que o foco no atendimento corporativo fez com que o negócio se tornasse 100% rentável.
O fato da plataforma ter uma equipe enxuta ajuda. São seis pessoas atuando nos “bastidores” do Encontre Um Nerd, viabilizando a contratação dos serviços, monitorando a satisfação dos clientes e correndo para habilitar os novos profissionais de TI interessados em participar do negócio – em média, são cerca de 20 a 30 cadastros orgânicos de nerds no site. Nesse ritmo, a expectativa é chegar a 20 mil profissionais na comunidade até o fim de 2017.