Pé na tábua
Especialistas dão dicas para empreendedores buscarem a "autoaceleração":
"Esteja em contato com pessoas, faça networking. Com isso, é possível saber o que deu certo e errado na história de outros empreendedores."
Danilo Brizola, coordenador do Startup Curitiba.
"Fique antenado com os principais acontecimentos do setor, pesquise bastante e consulte livros de negócios."
Vitor Torres, fundador da Supernova.
"É melhor revelar sua ideia, para ter a opinião de outras pessoas, do que manter a ideia para si, acreditando que ela é ótima, sem enxergar possíveis erros."
Renan Kaminski, sócio da Avalca Kaminski Consultoria Empresarial.
Acompanhe
A Gazeta do Povo vai acompanhar os principais workshops do Startup Pirates @ Curitiba. Veja a transmissão em tempo real, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 12h30, no site.
Trinta empreendedores de Curitiba começam neste sábado um programa de aceleração, com duração de uma semana, com o objetivo de capacitá-los para colocarem suas ideias em prática. Eles participam do Startup Pirates @ Curitiba, evento que nasceu em Portugal e desembarca pela primeira vez no Brasil.
Apenas empreendedores pré-selecionados serão "acelerados" no programa, mas quem não participar pode se "autoacelerar" veja dicas de especialistas no texto ao lado.
Entre 6 e 13 de julho, o Startup Pirates @ Curitiba vai oferecer aos participantes uma série de workshops e conversas com mentores para que o empreendedor desenvolva a sua ideia.
Danilo Brizola, coordenador do Startup Curitiba e um dos organizadores do evento, salienta que, diferentemente das aceleradoras de startups, que aceleram negócios, o Pirates vai estimular os próprios empreendedores. "O programa vai oferecer conhecimento em áreas cruciais para ajudar o empresário a se tornar um bom empreendedor", explica.
É o que espera a Vanessa Darcin Gomes, que foi selecionada para participar do programa. Ela está encerrando as atividades de uma empresa de confecção e agora quer migrar para o comércio eletrônico, mas ainda não sabe por onde começar. "Tive uma ideia, mas não sei como colocá-la em prática. Fiz o plano de negócios, mas surgiram diversas dúvidas. Espero que, com o contato direto com os mentores, possa achar um caminho", diz.
Dinheiro
O plano de negócios deve levar em conta o planejamento financeiro da empresa, detalhando o que o empreendedor tem de fazer para encontrar o ponto de equilíbrio, destaca Renan Kaminski, sócio da Avalca Kaminski Consultoria Empresarial e um dos palestrantes do Pirates. "Tem muito empreendedor que quer receber investimento, mas não sabe o que fazer com ele. Um bom planejamento financeiro aponta o melhor caminho", pontua.
No final do Startup Pirates @ Curitiba, os participantes têm a oportunidade de apresentar suas ideias a investidores, recebendo sua opinião e, quem sabe, chamando sua atenção. Para Vitor Torres, fundador da Supernova Aceleradora e um dos organizadores do evento, o programa dará uma boa base para o empreendedor tirar a ideia do papel. "O Pirates vai ajudar a modelar o negócio do empreendedor e é muito importante para desenvolver o ecossistema de startups de Curitiba e região", destaca.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast