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Teste antes para saber se sua ideia vai virar um bom negócio

Ricardo Dória, fundador da Aldeia Coworking: “testes são fundamentais para minimizar os erros.” | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Ricardo Dória, fundador da Aldeia Coworking: “testes são fundamentais para minimizar os erros.” (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

“E se...” é o início de uma série de perguntas quando surge uma nova ideia de negócios. E todas vão exigir respostas antes de colocar um produto ou serviço no mercado. O futuro empreendedor percebe uma necessidade, que pode surgir a partir de um problema próprio ou de terceiros, e começa a pesquisar sobre o tema. Depois expõe a ideia em uma roda informal de amigos e familiares para recolher as primeiras impressões da sua proposta. Esse é o início do processo de validação de uma empresa nascente.

O problema é que, muitas vezes, a fase da validação termina nesse ambiente doméstico. Tem aqueles que não levam o projeto adiante. Tem também o empreendedor que nem isso faz, e já parte para o investimento, aumentando o risco de fracasso. O mais indicado é elevar o nível de pesquisa e começar a testar as diferentes hipóteses, procurando cada vez mais informação sobre o assunto. É esse o mecanismo mais usado na criação de startups e que pode ser replicado nas empresas convencionais. “Vale a máxima de marketing dos quatros ‘Ps’: produto, praça, preço e promoção”, observa o professor de estratégia e empreendedorismo do Isae, Luciano Minghini.

A forma como cada uma das investigações sobre a ideia vai ser conduzida muda de acordo com o tipo de produto/serviço que a nova empresa vai oferecer. O princípio básico é regra de vida: consultar quem tem experiência na área. Levantar dados com clientes, concorrentes, possíveis fornecedores e profissionais que serão necessários ajuda a checar a viabilidade econômica do projeto.

Uma ferramenta usada para reunir essas informações é o Canvas, que mapeia as diferentes áreas estratégicas de um negócio. “Ele dá um panorama completo e visual, onde é possível identificar pontos que precisam de mais atenção ou faltam informações”, observa o diretor acadêmico da Esic Business & Marketing School, Alexandre Weiler. Disposto em um painel gráfico, o Canvas exige dados que vão desde o público-alvo e a proposta de valor da nova empresa aos canais de entrega, comunicação e relacionamento.

A questão está em como levantar os dados que vão alimentar o Canvas. A pesquisa é sempre o melhor caminho. “Na validação é preciso procurar experts na área pretendida. A avaliação despersonalizada, sem vínculos, dá parâmetros mais seguros”, diz Weiler.

Mão na massa

O conhecimento prático também pode colaborar muito com a construção da nova empresa. Vale testar a operação em negócios similares, já em atividade. “Por isso o relacionamento é tão importante. Contatar outros players faz parte do processo. Não é preciso ter medo de conversar sobre sua proposta, protegendo seu segredo de negócio”, indica Minghini.

O temível ‘roubo de ideias’ no mundo dos negócios tem uma resposta dura entre os empreendedores do Vale do Silício, na Califórnia, berço das startups mais bem sucedidas do planeta. “Se você tem medo de que roubem sua ideia é porque você não vai dar conta dela”, explica o empreendedor Ricardo Dória, fundador da Aldeia Coworking e da Grande Escola. A agilidade nos testes dos projetos faz parte do conjunto de capacidades exigidas de um empreendedor. “O medo do erro não pode paralisar a iniciativa. Os testes são fundamentais para isso, minimizar os erros, que certamente vão ocorrer”, diz.

Testar uma proposta inovadora, sem referência no mercado, vai exigir métodos mais criativos. Dória fundou o primeiro coworking do Sul do país e teve indicativos de que sua ideia era viável antes mesmo de ter o espaço físico para ela acontecer. “Criei um site sobre esse tipo de trabalho compartilhado e fiz uma lista de espera. Duzentas e cinquenta pessoas se inscreveram, validando a minha proposta”, diz.

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