Abrir uma franquia no ramo de alimentação pode ser mais barato do que ter um restaurante, por exemplo. O investimento, em alguns casos, pode ser menor do que a estruturação de um novo restaurante, com investimento inicial de até R$ 100 mil.
Uma unidade da Rede Leve Pizza exige do investidor de R$ 88 mil a R$ 125 mil na instalação, porém, os custos de operação e manutenção da loja são menores do que manter outro negócio. Além disso, o franqueado recebe todo o auxílio e treinamento na abertura da loja.
No mesmo segmento, a Mimmas Pizza Pré-Assada exige do franqueado de R$ 40 mil a R$ 105 mil para abrir uma unidade.
Diferente de uma pizzaria convencional, onde o cliente escolhe o prato e é servido no local, a Rede Leve vende a pizza pré-assada, com opções de escolha e mix de sabores, para ser consumida em casa. Assim, o franqueado tem a vantagem de trabalhar com agilidade, baixo custo operacional e ainda pode oferecer bons preços. Em três anos de mercado, a marca já conta com 55 unidades franqueadas e uma unidade própria. O faturamento mensal está estimado em R$ 55 mil.
Há 25 anos no mercado, a Jet Chicken começou a expandir-se em 1994. Atualmente, possui 26 lojas em mais de três estados brasileiros, sendo a maioria delas no Paraná, e também possui uma unidade no Paraguai. Com R$ 41 mil já é possível franquear-se a esta marca, que tem taxa única de adesão e não cobra taxas de royalties e propaganda.
As lojas trabalham, em média, com 10 funcionários por unidade, e as franquias podem ser facilmente instaladas em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings, mercados e lojas de rua. Por mês, uma loja dessas chega a faturar R$ 35 mil.