Grande aposta de Curitiba para emplacar a cidade como um polo de inovação, o Vale do Pinhão começa a engatinhar. Depois de algumas reuniões e eventos com gente do mundo da inovação, o projeto realiza seu primeiro grande evento aberto ao público, neste sábado (1.º) e domingo (2), com várias startups e empreendedores de destaque da cena curitibana. É o Conecta Engenho.
Confira a programação completa
O evento abre portas para quem quer começar a se inteirar do mundo da inovação. São mais de 20 palestras, a maior parte com histórias de quem colocou a mão na massa para tirar a inovação do papel, em Curitiba, nos últimos anos.
Caso de Ricardo Dória que, com apenas 30 anos, já é considerado um dos “pioneiros” da inovação, na cidade. E do pessoal da Contabilizei, que ostenta nada menos do que o título de “um dos negócios mais inovadores da América Latina.
Também participa o pessoal da Lilibox, que venceu o Elevator Pitch da Gazeta do Povo, no final do ano passado. Eles tiveram 90 segundos para convencer jurados figurões de que sua ideia de negócios era genial, no evento. E conseguiram. A startup conecta vendedores de cosméticos a consumidores.
Outras palestras são para ensinar os primeiros passos do empreendedorismo. Além do Sebrae, duas incubadoras da cidade vão apresentar dar instruções para quem está começando a empreender. Uma presença curiosa é a do pessoal da Cyber Rex, grupo de robótica de uma escola municipal de Curitiba que já ganhou vários prêmios e competições.
Antigo Moinho Rebouças vai abrigar startups em breve
O Conecta Engenho vai ser o primeiro evento aberto ao público do projeto desde que o Vale do Pinhão inaugurou sua sede física, no último dia 23. O local, batizado Moinho da Inovação, é o antigo Moinho Rebouças (que já abriga a Fundação Cultural de Curitiba, como parte de um sonho antigo de revitalizar a região por meio da cultura).
Mais do que ter um espaço físico, o plano da prefeitura é transformar todo o bairro do Rebouças em um polo de inovação, unindo ações do setor público, privado e da academia. Por enquanto, um andar do moinho vai ser reservado só para atividades do Vale. Neste primeiro ano, o foco deve ser em formar conexões, tanto com o ecossistema local de inovação, como com polos de inovação do Brasil e do mundo.
Na sequência, a prefeitura deve abrir o espaço para empreendedores, startups, tecnologia inovadoras. Possivelmente numa espécie de coworking municipal. A previsão é ter tudo desenhado e editais publicados no início do ano que vem (2018).
“Ali no Engenho a gente está num primeiro momento, focando na integração”, explica Frederico Augusto Munhoz da Rocha, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, órgão responsável pelo projeto. Ele conta que pelo menos cinco grandes empresas de Curitiba já demonstraram interesse em parcerias para investir no Vale.
Rocha não cita nomes, por questões de sigilo, mas revela que são projetos nos moldes do Cubo do Itaú e do Campus do Google, em São Paulo. As grandes empresas patrocinam, mas não mandam nos espaços, que são abertos à comunidade inovadora. “São empresas que estão aqui e já tem um viés forte na questão da inovação”, comenta, sobre os interessados.
LEIA MAIS sobre startups e empreendedorismo
Confira a programação do Conecta Engenho
Dia 01/04 (sábado)
10h30 – Grupo de Robótica “Cyber Rex”, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
13h30 – Palestra com Rafael de Tarso (3D innovBrasil), sobre o futuro do emprego na indústria
14h – Palestra com Felipe Aranega (Produteca), sobre design e impressão em 3D
14h30 – Palestra com Caroline Aguiar (Senai / C2i), sobre incubadoras
15h – Palestra com Michel Sehn (4vant), sobre tecnologia e inovação com drones
15h30 – Palestra com Wellington Moscon (Eruga), sobre realidade virtual e realidade aumentada
16h – Palestra com Oto Moreira, que vai apresentar a Everywhere, ferramenta para medir audiência em mídia exterior
16h30 – Palestra com Lucas Ceschin, da plataforma de entregas James Delivery
17h – Palestra com Silvana Weber, da incubadora de inovações da UTFPR
17h30 – Palestra com Ricardo Doria, André Tanaka e Fernando Granatto (Shape Talks), sobre inovação e empreendedorismo
Dia 02/04 (domingo)
10h30 - Palestra com Alessio Alionço (Pipefy), sobre empreendedorismo internacional
11h - Palestra com Tiago Dalvi, da Olist, uma ferramenta de gerenciamento e vendas para artesãos e designers
11h30 - Palestra com Victor Torres, da Contabilizei, plataforma de soluções e serviços em contabilidade e considerada uma das empresas mais Inovadoras da América Latina
13h30 - Palestra com Tulio Filho, sobre modelos de negócio e gestão da economia Criativa
14h – Palestra com Luiz Comeli (Sebrae), sobre os desafios para empreender
14h30 - Palestra com Rafael Luciano, da LiliBox, empresa que conecta vendedores de cosméticos com consumidores
15h - Palestra com José Junior, da Beenoclus, que produz acessórios e soluções de baixo custo para smartphones com foco em realidade aumentada
15h30 - Palestra com Paloma Pinheiro, da PeaceLabs, plataforma online que conecta empreendedores sociais, voluntários engajados e investidores de impacto para criar projetos sociais
16h - Palestra com Reinaldo Cardoso, da Renova Green, startup de Curitiba que oferece energia solar por assinatura
16h30 - Palestra com Iuri Coutinho, criador do Robô Laura, que analisa os dados vitais dos pacientes
17h - Palestra com Aline Rebouças, da Cadway, empresa de consultoria e treinamentos individuais e para empresas na área de projetos
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast