O desenvolvimento de um novo negócio é um processo tanto racional quanto emocional. É comum os empreendedores se apegarem a ideias, conceitos ou produtos e se aplicarem para transformá-los em realidade. Mas será isso de fato o que os consumidores estão precisando?
Apesar de ser um conceito básico, acho que vale a pena refletirmos sobre o que nossos clientes estão precisando quando procuram a nossa empresa. Você já parou para pensar que você pode estar vendendo comida e os seus clientes estão interessados em se divertir com os amigos? Ou que você está propondo preço baixo e os consumidores estão buscando qualidade no atendimento? Ou ainda que está oferendo serviço de comunicação e seus clientes estão interessados em "solução de problemas"?
Identificar a real necessidade dos consumidores não é uma tarefa simples, mas é algo em que vale a pena investir nosso tempo e recursos para conhecermos de fato o que nossos clientes desejam. Um caminho importante neste processo é conversar com eles. Não perguntando "você deseja mais alguma coisa?" ou forçando-os a aceitar o que estamos oferecendo, mas entender quais são suas necessidades e desejos; o que ele precisa que não está disponível no mercado; qual a melhor forma de satisfazer seus interesses. Só assim vamos vender e entregar aquilo que de fato faz diferença para os clientes.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast