A usina de biodiesel a ser instalada em Tibagi que prevê produzir 1,2 milhão de litros de biodiesel e 2,5 toneladas de farelo de soja por dia deve fomentar a economia regional. Ela será instalada no distrito de Alto do Amparo, a 38 quilômetros do centro da cidade, que conta com 18,5 mil habitantes e tem sua economia baseada na agricultura e no turismo.
O prefeito de Tibagi, Sinval Silva (PMDB), comemora a assinatura do convênio e diz que já estava há dois anos lutando pelo investimento. A previsão é de que o empreendimento gere 150 empregos diretos e cerca de mil indiretos. A contrapartida do município será a compra do terreno, que está avaliado em R$ 500 mil. O dinheiro será revertido pelos investidores em obras sociais e a prefeitura já tem destino certo para a verba: a construção de duas creches.
Tibagi é o segundo maior município do Paraná, em área, com 300 mil hectares. É considerado o terceiro maior produtor de soja do estado e representa 22% do total de produção. Os cerca de dois mil produtores de soja do município produzem em torno de 70 mil hectares, sendo que a produtividade é de 3,4 toneladas por hectare. (MGS)
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast