Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CAGED

Emprego cresce 12,6% em setembro em comparação com mesmo mês de 2007

O emprego formal cresceu 12,6% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2007, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (14). Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o país deve fechar o ano com mais de 2,1 milhões de empregos gerados -a projeção inicial, feita pelo governo, era criar 1,8 milhão de vagas em 2008.

Durante o mês passado, foram geradas 282.841 vagas de emprego com carteira assinada, o que significa um crescimento de 0,92% em relação ao mês de agosto. No acumulado do ano, o aumento é de 7,2%, num total de 2.086.570 vagas criadas. Esse resultado é 25,2% superior ao recorde anterior registrado durante nove meses de um ano, o que aconteceu em 2004. Os maiores aumentos foram registrados nos setores da indústria de transformação (114 mil), serviços (104,7 mil) e comércio (53,3 mil). A agricultura, por sua vez, registrou queda de 25,3 mil vagas em setembro. Segundo o ministro Lupi, essa queda está justificada pela sazonalidade do setor.

Natal

O ministro Lupi se disse, ainda, otimista em relação ao comportamento da economia brasileira neste final de ano. Segundo ele, o Natal de 2008 será ainda melhor do que o do ano passado e o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá mais de 6% neste ano. Lupi também comentou sobre a crise financeira. Ele disse que a economia brasileira é muito sólida e que o Banco Central está agindo de forma rápida e eficaz em relação à crise mundial. "O Banco Central está tomando as medidas no momento certo, com coragem, fazendo com que todos possam acreditar na estabilidade da economia brasileira", afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.