O emprego na indústria brasileira caiu 0,1% em junho sobre maio, enquanto o número de horas pagas cresceu 0,2% no período, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira.
Na comparação anual, o comportamento do emprego industrial em junho ante junho de 2005 também caiu 0,1%, a nona queda consecutiva neste tipo de comparação, segundo comunicado divulgado pelo IBGE.
De acordo com o levantamento feito pelo Instituto, sete dos 14 locais pesquisados registraram uma retração no número de trabalhadores em junho deste ano, frente ao apurado no mesmo período de 2005. Na avaliação por setores, a queda foi registrada em 10 dos 18 pesquisados.
No ano, o indicador de emprego na indústria apurado pelo IBGE acumula uma queda de 0,5%. Nos últimos 12 meses, a retração foi de 0,3%.
Para o IBGE, a tendência apontada pelo indicador de média móvel trimestral é de estabilidade. Entre os trimestres encerrados em junho e maio, esse indicador apurou uma leve alta de 0,1%.
Apesar do número de horas pagas na indústria ter crescido de maio para junho e até mesmo na comparação anual, o indicador acumula no ano uma queda de 0,1%, mesma variação verificada nos últimos 12 meses.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast