A Buses Metropolitana, uma das principais concessionárias de transporte público de Santiago (Chile), teria cancelado o contrato firmado com a Volvo para fornecimento de 499 ônibus. Segundo informação divulgada pela agência internacional de notícias Reuters, o cancelamento teria ocorrido porque a Volvo teria deixado de cumprir cláusulas estipuladas no contrato, assinado em agosto do ano passado. A direção da montadora sueca no Brasil nega a informação. A principal fornecedora dos ônibus é a fábrica localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

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Segundo o gerente da área de ônibus da Volvo Brasil, Euclides de Castro, legalmente o contrato continua em vigor. De acordo com o executivo, a montadora recebeu apenas uma carta de intenções da companhia chilena afirmando o interesse em rescindir o contrato. Mas a empresa informou que ainda pretende negociar e tentar reverter a decisão da Buses Metropolitana. "Não havia nenhuma cláusula a ser cumprida no ano passado e nenhum acordo foi descumprido desde que o contrato foi assinado", diz Castro. "Recebemos com surpresa a carta."

O gerente diz que a carta de intenções da companhia chilena não explica os motivos do pedido. Castro acredita que a decisão da Buses Metropolitana possa ser resultado de uma ação da concorrência. "Mas isso é natural que aconteça. Por isso vamos voltar às negociações."

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Os ônibus seriam utilizados no transporte coletivo da capital chilena. A Buses Metropolitana venceu uma das licitações para compor o Sistema Transantiago, concebido pelo governo chileno para resolver os problemas e modernizar o sistema de transporte urbano de Santiago. O projeto começou a ser implantado em outubro de 2005 e deve ser concluído apenas em fevereiro do próximo ano.

Este é o segundo contrato assinado entre as companhias. Em 2005, a Volvo entregou ao mesmo cliente outros 1.779 ônibus. Esta nova remessa estava prevista para ser entregue apenas em 2008, segundo Castro, e todas as unidades seriam produzidas na fábrica da montadora em Curitiba. Os chassis seriam encarroçados pela brasileira Induscar/Caio, em Botucatu (São Paulo). "Temos total capacidade técnica e operacional para arcar com as cláusulas do contrato. Já entregamos o outro pedido desta empresa e de outros clientes no Chile", diz Castro.

De acordo com o gerente da Volvo, o projeto Transantiago foi dividido em cinco unidades de negócios, das quais três receberam veículos da montadora, através da Buses Metropolitana e de outros clientes. O contrato em questão diz respeito a uma quarta unidade e uma quinta ainda vai passar por processo de licitação. "Também já recebemos pedidos adicionais para as três primeiras etapas."