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Empreendedorismo

Empresa curitibana conquista mercado nacional com suplementos vegetarianos

Com mais de 20 funcionários, Natural Science pretende fechar o ano com 100 pontos de venda e dobrar sua produção em 2015. | Marcelo Andrade/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Com mais de 20 funcionários, Natural Science pretende fechar o ano com 100 pontos de venda e dobrar sua produção em 2015. (Foto: Marcelo Andrade/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

De olho no crescente mercado de saúde e qualidade de vida, o empresário Leandro Costa Duarte adquiriu em 2012 a marca de suplementos curitibana Natural Science, que passava por uma crise.Após algumas dificuldades e muito estudo, ele encontrou no bem-estar das pessoas a receita para a saúde de seu negócio: ser uma empresa de suplementos exclusivamente vegetarianos.

Em menos de dois anos, a Natural Science alcançou um crescimento de 600%, com mais de 80 pontos de venda, puxado pela fabricação da segunda proteína vegetal mais vendida do país, de arroz integral.

Duarte investiu R$ 35 mil na aquisição da empresa. Hoje, com mais de 20 funcionários, pretende fechar o ano com 100 pontos de venda e dobrar sua produção em 2015, investindo em novos produtos.

PortfólioAlém das proteínas vegetais, estão entre os produtos da empresa energéticos pré-treino, polivitamínicos e a primeira barrinha de proteína vegana produzida no Brasil.

A ideia surgiu quando, em busca de novidades nos Estados Unidos, país referência no setor, Duarte percebeu a demanda por suplementos vegetarianos não oriundos do leite. Motivado também pelo crescente número de pessoas com intolerância a glúten e lactose, ele criou produtos exclusivos vegetarianos e veganos que acabaram se tornando especialidade da Natural Science.

Segundo informações do Ibope, em 2012, os vegetarianos representavam 8% da população brasileira. Em Curitiba, são mais de 11% dos moradores. "Acredito que essa mudança de pensamento está muito associada à busca crescente por qualidade de vida", diz o empresário, que também se tornou adepto do vegetarianismo.

Com um público engajado, que busca conhecer a origem de tudo o que consome, vêm também as exigências. Por isso, a empresa se preocupa como a origem de cada ingrediente; o enriquecimento dos produtos com vitamina B12, da qual os vegetarianos costumam carecer; a redução dos teores de sódio e açúcar; e também a oferta de embalagens grandes, para poupar o meio ambiente.

"É um público informado, eles entram em blogs, fóruns, olham as embalagens, o site das empresas", descreve Duarte, que aposta nas redes sociais para maior proximidade com o cliente.

Pesquisa

O investimento em pesquisa e inovação se torna essencial para a empresa oferecer produtos de qualidade com preços competitivos, principalmente diante da concorrência dos importados, que ainda dominam o mercado.

A empresa é a primeira no país a produzir proteína vegetal feita de arroz integral. Responsável por 50% das vendas, é a segunda mais vendida do país, atrás somente da proteína de soja.

Cada novo produto desenvolvido exige um investimento entre R$ 20 mil e R$ 50 mil. As novas aposta são a proteína de ervilha, tendência internacional, e a Vegbar Protein, primeira barra de proteína vegana de fabricação nacional, que deve chegar ao mercado em meados de dezembro. No próximo ano, a empresa deve estrear no segmento de alimentação.

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