A Britvic, empresa de bebidas do Reino Unido que é responsável por marcas como a Fruit Shoot, vai pagar cerca de 121 milhões de libras (US$ 189 milhões) pela Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), que vende produtos com as marcas Maguary e Dafruta. Com a aquisição, a companhia britânica vai conquistar a liderança do maior mercado do mundo de concentrados líquidos, além de ampliar a expansão internacional para além de Estados Unidos, Índia e Espanha.
A transação, que será parcialmente financiada por emissão de ações, dará à Britvic a oportunidade de lançar marcas como a J20 no Brasil, o sexto maior mercado de bebidas não alcoólicas do mundo. A compra da Ebba se encaixa na estratégia adotada pela Britvic para se expandir fora do Reino Unido, onde continua gerando cerca de dois terços de sua receita.
“Trata-se de um acontecimento empolgante e que nos dá de imediato presença e distribuição nacional”, disse o CEO Simon Litherland, em uma entrevista por telefone nesta quinta-feira a Bloomberg.
Cade aprova aumento de participação da Delta na Gol
Fatia da companhia norte-americana na Gol vai passar de 3% para próximo de 10% por meio de uma operação de aumento de capital da companhia aérea brasileira
Leia a matéria completaO mercado brasileiro de bebidas não alcoólicas tem crescido a um ritmo anual médio de 14% nos últimos cinco anos, embora continue “relativamente subdesenvolvido”. A previsão é de maior expansão nos próximos anos, disse a Britvic. A empresa afirmou que pretende pelo menos dobrar os lucros da Ebba por volta de 2020 através de investimento em suas marcas e da redução de custos.
As ações da Britvic caíram 0,9% às 9h14 em Londres depois de a empresa ter informado também um aumento de 1% na receita do terceiro trimestre, para 322,3 milhões de libras nas 12 semanas até 5 de julho.
Parceria
As vendas internacionais aumentaram 6,8% no trimestre, embora a receita no Reino Unido tenha caído 0,8%, devido ao que a empresa descreveu como condições adversas de preço.
No ano passado, a Britvic fez uma parceria com a PepsiCo Inc. para distribuir Fruit Shoot nos EUA. A empresa visa expandir ainda mais seu empreendimento norte-americano.
“Continuamos avaliando o caminho que tomaremos para chegar ao mercado e lançar pacotes de várias unidades em 2016”, disse Litherland.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast