Curitiba A grafia é assim mesmo: eSysTech. E, segundo a gerência da incubadora do Cefet de Curitiba, essa marca tem potencial para se tornar uma das grandes empresas de tecnologia do país. Especializada em projetos e serviços em sistemas embarcados (dispositivos que vão dentro de outros equipamentos, de celulares a máquinas industriais), a companhia tem hoje parcerias de peso e que dão uma idéia da importância do negócio Microsoft, Intel e Motorola estão entre os que recomendam a eSysTech ao redor do país.
Em apenas dois anos e meio de vida, a eSysTech já conquistou clientes em diversos estados e projeta para este ano um faturamento de R$ 1 milhão. Trabalhando em duas frentes serviços e produtos a empresa conseguiu crescer sem a necessidade de procurar investidores fora da sociedade formada por oito professores e alunos do Cefet.
O rápido amadurecimento foi possível porque os sócios tinham bastante experiência na área em que a eSysTech atua. Eles trabalhavam em um laboratório montado pela instituição de ensino e onde os sistemas embarcados são estudados. "Alguns parceiros do Cefet pediam para o laboratório fazer produtos ou projetos, mas ele não podia. Dessa demanda surgiu a idéia da empresa", lembra Paulo Cézar Stadzisz, sócio da eSysTech e professor do Cefet. A oportunidade foi completada pela montagem da incubadora da instituição e por um edital de financiamento lançado por um órgão do governo federal na mesma época.
Hoje a empresa vende três serviços. Ela oferece treinamento para a utilização de sistemas embarcados com o carimbo da Microsoft, que a escolheu como centro oficial de ensino. No início, esta atividade foi importante para sustentar o desenvolvimento de produtos. A eSysTech também presta consultoria e elabora projetos eletrônicos.
Na área de produtos, a companhia tem três linhas. Fabrica placas sob medida, o que complementa o serviço de projetos. Os outros dois segmentos são em softwares. Um deles é um sistema operacional para automação e o outro faz o controle online de computadores. "O software de gestão permite que uma grande empresa acompanhe tudo o que ocorre com seus computadores, da instalação de programas ao funcionamento dos drives. Ele está entrando agora no mercado e tem feito sucesso", comenta Paulo Cézar.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast