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Recall

Empresa faz campanha para recolher 1,3 milhão de absorventes internos

A empresa Kimberly-Clark começou nesta quarta-feira (18) um recall para recolher os absorventes internos com aplicador das linhas Intimus e Intimus Evolution.

De acordo com a empresa, o aplicador do absorvente apresenta, em alguns casos, as pétalas da sua extremidade abertas, o que pode causar desconforto ou dor durante a aplicação do absorvente interno com o aplicador. O problema ocorre nos tamanhos mini, médio e super.

A empresa orienta as consumidoras que tiverem os absorventes internos a verificar se a extremidade do aplicador está com as pétalas abertas. A recomendação é suspender a sua utilização e ligar para o telefone 0800-7095599, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou entrar em contato pelo site da empresa.

Os produtos com problema foram fabricados ente janeiro de 2011 a março de 2013. De acordo com a empresa, as consumidoras serão reembolsadas. A Kimberly-Clark disse que são cerca de 170 mil caixas de absorvente interno no comércio ou de posse das consumidoras finais em todo o Brasil. Cada caixa conta com oito unidades o que totaliza mais de 1,3 milhão de absorventes.

A empresa informou que começou hoje a recolher os produtos e retirá-los dos pontos-de-venda e que fará divulgação em sites, jornais, TV e rádio.

O médico ginecologista Malcom Montgomery diz que os problemas com absorventes internos são raros. Ele alerta as mulheres que sentiram dor ao colocar o absorvente que procurem o ginecologista. "Só ele poderá avaliar se houve uma lesão mais grave ou se foi apenas um arranhão", afirmou. Segundo Montgomery, uma pomada cicatrizante pode ser indicada para diminuir a dor da paciente.

O médico diz ainda que como a vagina é um órgão interno as mulheres ficam muito preocupadas em não poder ver a parte lesionada e, por isso, devem procurar seu médico de confiança.

De acordo com o Procon-SP, os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar a devolução poderá procurar o Procon-SP.

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