Nova Iorque Os fundadores do programa de telefonia na internet Skype, Niklas Zennstrom e Janus Friis, anunciaram o lançamento do Joost (pronuncia-se "iôst"), um serviço de televisão na internet que permite assistir às grandes redes pelo computador, com uma programação personalizada. Este projeto, já testado e até agora denominado "Venice Project", permite aos usuários receber gratuitamente as redes, com um tipo de interatividade: possibilidade de gravação por timer, retransmissões, encomenda de programas, etc.
O Joost, que pretende "combinar o melhor da televisão e o melhor da internet", pode ser baixado em uma tecnologia de difusão "peer-to-peer" (troca de arquivos de computador para computador). O programa já está disponível no site www.joost.com em versão beta, com uma quantidade de redes limitada. "As pessoas buscam mais opções e flexibilidade no uso da televisão, e a indústria do entretenimento quer manter o controle de seu conteúdo", ressaltou Frederick de Wahl, presidente da Joost.
Várias companhias apostam em uma união entre televisão e internet, seja transmitindo o conteúdo de vídeos de internet em televisores, através de decodificadores, ou difundindo a televisão clássica pela internet, como propõem várias redes, sem esquecer os sites de troca de vídeos na internet como o YouTube (Google) ou seu rival Grouper (Sony). Com sede em Luxemburgo, o Joost assegura ser a primeira plataforma mundial para a distribuição de conteúdo televisivo capaz de unir proprietários, anunciantes e audiência. "Não só oferecemos televisão ao mundo, como também oferecemos uma televisão com a qual se pode brincar, acrescentando coisas ou modificando", explicou o chefe de tecnologia da Joost, Dirk-Willem van Gulik. "Poderemos controlar o que vemos", acrescentou.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião