A dificuldade em encontrar mão-de-obra fez com que empresas deixassem o processo de contratação mais maleável. Uma indústria de alimento de Curitiba está oferecendo uma bonificação de R$ 300 para o funcionário que indicar um candidato que venha a ser contratado.
Em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPCTV, Benildes Vieira, gerente de recursos humanos da empresa, contou que a busca por candidatos em agências não deu certo. Daí surgiu a ideia de premiar os próprios colaboradores. A empresa já tinha um projeto que previa algum benefício, que se tornou a bonificação em dinheiro.
A nutricionista Andréa Gonçala também pensa na renda extra. Sua primeira bonificação veio da indicação de uma vizinha para trabalhar na área de produção. Ainda há 70 vagas em aberto, mas com as indicações dos funcionários, a sala de entrevista está movimentada.
A oferta de vagas está grande em todo o estado. Na Agência do Trabalhador existem 20 mil vagas disponíveis. Segundo Rafael dos Santos, gerente da agência, 50% das vagas não exigem experiência.
A coordenadora de recrutamento Jordana Feltrin diz que a e a oferta é muito grande. Ela comenta que o volume de vagas é maior para os cargos de nível operacional a gerencial.