A empresa sueca Leax, que produz peças automotivas na Região Metropolitana de Curitiba, confirmou na semana passada que irá investir R$ 80 milhões no Paraná.
O diretor executivo da empresa no Brasil, Bernardino de Sena, afirmou a companhia ainda está definindo se o aporte será destinado a uma nova unidade ou na expansão da planta em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
“Entendemos que o mercado automotivo está passando por uma baixa, mas temos planejamento de longo prazo. E é pensando de cinco a oito anos a diante que as decisões são tomadas. O Brasil é um mercado com grandes desafios, mas também com uma potencialidade enorme”, afirma Sena.
Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontam uma queda de 49% na produção brasileira de caminhões no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2014. No segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias, a queda foi de 22%.
Prazo
O cronograma da empresa é que as obras comecem nos próximos meses e sejam finalizadas até o fim de 2016. “Nosso cronograma vai até 2018, quando pretendemos estar funcionando com força total”, diz o executivo.
Hoje a Leax possui 50 funcionários na unidade de Araucária, instalada na cidade em 2012 com investimento de R$ 30 milhões. A empresa estima que com o novo aporte sejam gerados outros 80 empregos diretos.