Representantes do setor empresarial apresentaram nesta terça-feira ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, uma lista de medidas que poderiam ser adotadas para evitar que as exportações brasileiras continuem perdendo competitividade. Entre as propostas, está o fim da isenção do Imposto de Renda para investidores estrangeiros que compram títulos da dívida pública. Segundo os empresários, esse benefício tributário estimula a entrada de dólares no país, fazendo com que o real fique ainda mais valorizado em relação à moeda americana.
- Viemos discutir a competitividade das exportações. Por várias razões, as exportações brasileiras estão com baixa competitividade. Estamos com dificuldade de atender os preços externos para manter os nossos produtos no mercado internacional e o governo tem que ter consciência do que está acontecendo para poder nos ajudar - afirmou o diretor do departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Gianetti da Fonseca.
Apesar de o ministro Mantega já ter dito publicamente que não vai revogar a isenção do IR para os investidores estrangeiros, Gianetti disse que ele ficou de estudar a proposta da indústria. Segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, o quadro das exportações é preocupante. Ele lembrou que o superávit da balança comercial dos produtos manufaturados, por exemplo, está se reduzindo, o que mostra que esses produtos estão perdendo espaço no mercado externo.
- Quando você olha o desempenho (da balança comercial) de maneira desagregada, ele mostra que as exportações estão perdendo fôlego - disse Monteiro após a reunião, da qual também participou o empresário Jorge Gerdau.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast