A Femsa, proprietária das marcas Kaiser e Sol no Brasil, e a Ambev – Antarctica, Skol e Brahma – estão "apostando corrida" para colocar o primeiro chope sem álcool no mercado brasileiro. A Ambev anunciou para o fim do mês a entrada do chope Liber em São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto a Femsa se adiantou e vai fazer a variedade da Sol chegar a cinco capitais já nesta sexta-feira (22).

CARREGANDO :)

O mercado de chope sem álcool ganhou força desde o estabelecimento da Lei Seca, que pune motoristas com qualquer quantidade de álcool no sangue, em junho. Em julho, de acordo com a Femsa, as vendas da variedade da cerveja Bavária cresceram 69% em relação ao ano passado. Nos primeiros 20 dias de agosto, em comparação com o ano passado, a alta já é de 110%.

A Ambev também informou ter percebido a alta nas vendas da cerveja sem álcool Liber, que está no mercado brasileiro desde 2004. Em julho, de acordo com a companhia, as vendas da cerveja em lata Liber subiram 66% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Publicidade

Dentro das especificidades do produto, a Femsa informa que o chope Sol se enquadra na categoria sem álcool (de 0 a 0,5 de teor alcoólico). A Ambev afirma, por seu turno, que o chope Liber não terá nenhuma quantidade de álcool adicionada.

Estratégia

A Lei Seca e o aumento da procura fizeram a empresa adiantar o lançamento da nova variedade da marca Sol, de acordo com a gerente de comunicação institucional da Femsa, Renata Zveibel. Segundo ela, inicialmente o produto chegaria somente no verão ao mercado. "O mercado de cervejas e chopes sem álcool tem espaço bastante grande para crescer", diz ela.

Nesta sexta-feira (22), a Femsa fará distribuição de folhetos nos bares em que o chope será vendido nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Além disso, a empresa colocará anúncios em jornal e rádio.