Ingressos para shows, celulares de graça, descontos em locação de carros e até um "personal trainer" para ensinar a usar os recursos do seu novo aparelho. Com as tarifas de serviços e os modelos de celulares oferecidos em pé de igualdade, as operadoras de telefonia móvel tentam conquistar os clientes com bajulações, compensações para quem gasta mais do que deveria por mês com as contas de celular e que espera, no mínimo, algo em troca. Em alguns casos até aqueles que não nasceram para ser celebridade de TV podem se transformar em VIPs, em troca do simples esforço de ser fiel.

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Pelo menos 48 mil clientes dos mais de 13,4 milhões de usuários da operadora Oi já têm pontos acumulados com gastos mensais em ligações para trocar em serviços ou produtos de graça - alguns esquecem, outros guardam para acumular mais. A empresa de celular, que integra um conglomerado de serviços (telefone fixo, móvel, internet e operadora de longa distancia), mantém o básico no cardápio de seduções: um clube de vantagens, que dá descontos em cursos, locadoras de carros e pacotes turísticos; e um programa de pontos, que transforma cada real gasto na conta de celular em pontos, válidos no resgate de serviços gratuitos ou de produtos (entre eles eletroeletrônicos, roupas, produtos de beleza etc).

- O celular é o campeão das trocas. O mercado em geral fala muito dos aparelhos mais modernos e temos que estar sempre atualizando esta oferta para a troca - contou Tatiana de Carvalho, gerente de relacionamento com o cliente da Oi.

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A companhia, que agora vende aparelhos desbloqueados para chips GSM, aposta nos canais de fidelização como diferencial. Pelo menos duas mil pessoas de sua base de usuários são atendidas por gerentes que acompanham 24 horas os hábitos dos clientes, em busca do que é mais vantajoso para ele.

- Enxergamos estes clientes como uma família, que usam a internet, o telefone de casa e o celular entre si. O cliente não é só um CPF e não é o aparelho (celular) que fideliza, e sim a qualidade do serviço. Não importa se ele tem um pré-pago, ele pode ser um cliente de alto valor - disse o diretor de relacionamento com o cliente da Oi, Helvio dos Santos.

Desde 2001, a Vivo oferece um clube de vantagens - que dá descontos em lojas virtuais, agências de viagens, centros culturais e cursos - e um programa de pontos que também transforma gastos em um celular novo em folha. Mas é preciso ser clientes de conta (pós-pago) para usufruir dos benefícios. A TIM, por sua vez, adota a estratégia de oferecer oportunidades iguais aos clientes - de conta ou de cartão pré-pago - com ações promocionais. Distribui, por exemplo, ingressos para shows aos primeiros clientes que chegam à bilheteria, segundo informações da companhia. O cliente que ficar antenado no site e nos serviços da operadora pode sair na frente.

Já Claro vai um pouco além dos clubes de vantagens e dos programas de pontos. O cliente que gasta mais fazendo downloads de músicas ou de games, por exemplo, aumenta as chances de ganhar ingressos exclusivos para shows ou pré-estréias. Já aqueles usuários que gastam muito - mas muito mesmo! - em ligações e as celebridades ou formadores de opinião podem degustar aparelhos exclusivos e ainda contar com um "personal mobile", instrutor que vai até a casa do cliente para ensinar todos os recursos dos novos aparelhos - adequadamente vestido com figurino assinado pela estilista Isabella Giobbi. O chamado "Claro A" é resultado de uma parceria fechada pela companhia em São Paulo com algumas das marcas e nomes mais conceituados do mundo fashion e de luxo - revista Vogue, Casa Glamurama, grifes Prada e Davidoff, Shopping Iguatemi, NKStore, dentre outros. Consumidores destas grifes têm grandes chances de desfrutar destas vantagens. Em troca, apenas um pedido para que se tornem um cliente da operadora - sem pressão.

"Esses profissionais estão à disposição para resolver qualquer impasse com o aparelho", informou a companhia, em comunicado.

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