Apesar do aumento, empresários esperam aumentar vendas. Empresas investem em formatos criativos para atrair clientes| Foto: Marcelo Elias/Agência de Notícias Gazeta do Povo
CARREGANDO :)
Veja também
  • Paraná tem mais de 1.500 vagas de estágio disponíveis

Uma boa oportunidade para quem está em busca de uma vaga de emprego, mesmo que seja temporária, é o período de contrações para Páscoa. Fábricas e lojas de chocolates já começaram a selecionar trabalhadores no Paraná. Há vagas para auxiliar de linha de produção, vendedores, promotores de venda, auxiliar de carga e descarga e profissionais de limpeza. Muitas não exigem experiência.

Publicidade

Há vagas disponíveis nas 252 Agências do Trabalhador do Paraná, segundo a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Em Colombo, não região metropolitana de Curitiba, são 20 vagas para produção. A única exigência é ter o ensino médio completo. O salário médio oferecido é de R$ 521,00 e o trabalho é por turnos.

A Lacta também está contratando promotores de venda. Para se candidatar é preciso ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino médio. São requisitos importantes, segundo a empresa, ser comunicativo, ter capacidade de abordagem ao cliente e é desejável experiência com promoção de produtos em pontos de venda. Outras empresas devem começar as contratações em fevereiro, entre elas: Cacau Show, 2,4 mil vagas em todo país; Garoto, 4 mil vagas em todas as capitais; Nestlé, 4 mil vagas nas capitais; Top Cau, mil vagas em todo pais; Village, 600 vagas no Sul e Sudeste.

De acordo Ângela Carstens, coordenadora de intermediação de mão de obra da Secretaria, a expectativa é que até abril sejam abertas cerca de mil vagas de trabalho temporário para a Páscoa no Paraná. "As fábricas são as que contratam com mais antecedência, para formar estoque. As lojas vão abrindo as oportunidades conforme a data vai se aproximando", disse.

Direitos

O contrato temporário tem duração máxima de três meses e após esse período pode ser prorrogado por mais três. O trabalhador tem direito ao 13º salário proporcional, ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a férias proporcionais, à remuneração equivalente à recebida pelos empregados de mesma categoria da empresa e à jornada de oito horas.

Publicidade

"O trabalhador deve aproveitar e, se for chamado, mostrar dedicação e vontade de ficar na empresa. Se ele se destacar pode sim ser contratado definitivamente. A dica é cuidar com a pontualidade, higiene e mostrar um bom relacionamento com os demais funcionários do grupo", afirmou o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social em exercício, Fernando Peppes, por meio da assessoria de imprensa.