Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Primeiro emprego

Empresas investem nos trainees

Para as empresas, a vantagem do programa de trainee é encontrar um jovem talento, desenvolvê-lo de acordo com as necessidades da companhia e reter um bom profissional em seu quadro. Foi assim com o engenheiro mecânico Ricardo Brandalise, que aprendeu a realizar as tarefas como trainee, conquistou a confiança da empresa e foi sendo promovido até conseguir um alto posto. Ele entrou como estagiário na América Latina Logística (ALL), multinacional no setor de transportes ferroviários, em outubro de 1997. Um ano depois, Brandalise se inscreveu no programa de trainee da empresa e foi aprovado.

"Fiz várias viagens para conhecer a companhia e fiquei um ano em Ponta Grossa, trabalhando na manutenção de locomotivas", lembra. No ano de 2000, Brandalise tornou-se coordenador de mecânica. Em 2003, passou a gerente da unidade de produção de Ponta Grossa, quando começou a chefiar uma equipe.

"Dois anos depois, já na sede da ALL no Brasil, em Curitiba, trabalhei como gerente de produção. Agora, há cerca de um ano, sou o gerente do centro de controle operacional da empresa, que é como uma torre de aeroporto, só que para trens", CONTA. Ou seja, em menos de 10 anos, Brandalise subiu do posto de estagiário para gerente, com uma grande ajuda do programa de trainee.

Conhecimento

"É um investimento para você conhecer tudo, a empresa como um todo. Mesmo se depois você vai para outro setor, você já o conhece", avalia. O engenheiro acredita que conseguiu ser trainee da ALL por ter mostrado serviço enquanto era estagiário e por ter investido em sua formação. "Eu estava no último ano do curso de engenharia quando fui aprovado", diz. Outra dica é conhecer a empresa, para não fazer feio na hora da entrevista com os diretores. "E não adianta atuar, fingir que é de um jeito, porque depois a máscara cai", opina Brandalise.

Outra pessoa que conseguiu emprego através de programas de trainee foi a advogada Kellyn Marcolino. "Eu sabia bem o que queria, que era direito tributário e empresarial, e procurei empresas que trabalhavam com isso. Daí mandei currículos e consegui um estágio", relembra. Depois de ser aceita como estagiária da Pactum Consultoria Empresarial, Kellyn foi contratada como trainee e se esforçou bastante para conquistar seu espaço. "Fiquei um ano como estagiária e um ano como trainee", diz a advogada. "O principal é saber o que quer e o que as empresas querem", orienta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.