Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
otimismo

Empresas preveem crescimento

Na primeira Páscoa depois da recessão, que abateu o país no primeiro semestre de 2009, e com expectativa da retomada do crescimento da economia, o comércio espera recorde de vendas na data neste ano. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê um avanço de 28% nas vendas, no embalo do aumento da renda, do emprego e da confiança do consumidor. Segundo o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, no ano passado, em função da crise, as vendas cresceram 4%.

A maior parte dos empresários do varejo (58%) espera aumento de faturamento na Páscoa em relação à mesma data em 2009, de acordo com levantamento da Serasa Experian realizado com mil executivos do setor. O porcentual é o maior desde que a pesquisa teve início, em 2006.

Na Páscoa de 2009, durante o período mais crítico da crise no Brasil, apenas 28% dos empresários tinham expectativa de aumentar o faturamento. Na análise regional, os empresários do Sul (63%) são os mais otimistas no que diz respeito à elevação do faturamento na Páscoa em 2010.

Supermercados

As redes de supermercados, por sua vez, esperam um aumento mais modesto, de 8,8% nas vendas, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com um levantamento feito pela entidade, os produtos voltados para a data estão, em média, 5,2% mais caros neste ano do que na Páscoa passada. O preço do bacalhau subiu 3,5%, os vinhos nacionais aumentaram 5,3% e os ovos de chocolate, 4,6%. Os vinhos importados estão 9% mais caros e os azeites 5,9%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.