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Fidelidade

Empresas se unem em busca das suas milhas

 | Fotos: Divulgação
(Foto: Fotos: Divulgação)

Usar as milhas acumuladas em programas de fidelidade para comprar passagens aéreas é o desejo de 80% dos quase 9 milhões de clientes da Smi­les, que reúne usuários da Gol e as parceiras Delta, KLM, Air France e Qatar. Mas se o saldo for insuficiente para pagar o trecho e o benefício estiver vencendo, dá para trocar por outro produto no Shopping Smiles, lançado neste mês. "A nova plataforma amplia a possibilidade de troca e acúmulo de milhas com mais de 30 parceiros", diz Flavio Vargas, diretor do Smiles.

O modelo é semelhante à Multiplus, rede que reúne programas de fidelidade de diferentes empresas. Criada em 2010 a partir do Fidelidade da TAM, que detém 73% da empresa, a Multiplus tem 10,5 milhões de clientes. O usuário acumula créditos de acordo com seu relacionamento com 207 empresas parceiras. Os valores são convertidos em pontos e estes podem ser trocados por produtos e serviços.

"As companhias aéreas organizaram seus programas pelo modelo de coalização de empresas. Como vivem uma realidade muito turbulenta, sujeita a prejuízos, os programas se tornaram fundamentais entre as receitas auxiliares", diz o especialista em aviação comercial André Castellini, da consultoria Bain & Company. O presidente da Multiplus, Eduar­do Gouveia, diz que vê com bons olhos a ofensiva da Gol. "Quanto mais empresas atuando, mais o modelo de coalização se fortalece. É bom para a indústria", analisa.

A Multiplus emite 300 mil passagens aéreas por mês no sistema de pontos. E garante que basta ter assento disponível no voo para que o usuário consiga fazer a troca. Na prática, a marcação não parece tão fácil assim e depende muito do nível de relacionamento do cliente com o programa. Felipe Cunha, supervisor de Tecnologia da Informação, mantém três cartões de programas de fidelidade, tem média anual de 60 mil milhas e conseguiu viajar ao exterior nos últimos dois anos com o benefício. "Mas tenho muita dificuldade em marcar voos domésticos na TAM. No mínimo, com seis meses de antecedência", diz. Já o empresário Gustavo Kruger acumula, em média, 400 mil pontos por ano em três programas diferentes. "Sempre uso as milhas para viajar com a família e mesmo presentear funcionários. Fico atento às promoções no site e consigo marcar assentos nas datas desejadas".

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