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O maior avião civil do mundo - A380 - concluiu nesta segunda-feira seu primeiro vôo de teste com passageiros a bordo, dentro do programa de treinamento antes de sua entrada em serviço, o que deve ocorrer em dezembro.

O aparelho, que transportou 474 trabalhadores voluntários do construtor europeu Airbus, aterrissou antes das 17h (12h em Brasília) no aeroporto de Tolouse-Blagnac (sudoeste de Paris), de onde havia decolado sete horas antes.

O avião chegou até à Holanda e sul da Espanha, os pontos mais ao norte e ao sul percorridos, respectivamente, sobrevoando ainda Portugal, o ponto mais a oeste do roteiro, segundo informou à agência EFE um porta-voz da Airbus.

O segundo dos quatro vôos de prova com passageiros, incluindo um noturno, programados até o dia 8 para avaliar o conforto dos viajantes, decolará na terça-feira, também do aeroporto de Tolouse, e vai durar dez horas.

"Trata-se de testar o avião em todo o tipo de condições de vôo", disse a Airbus em comunicado, no qual precisou que os próximos testes tripulados durarão dez, 12 e 15 horas.

Os vôos tripulados não fazem parte das condições prévias necessárias à certificação técnica do avião, mas a Airbus pretende "avaliar o entorno e os sistemas de cabine no vôo para garantir a segurança do aparelho".

Os primeiros passageiros do Airbus 380 sobrevoarão a Espanha, França, Reino Unido e Alemanha nos vôos mais curtos e chegarão até as Ilhas Canárias e Noruega nos de maior duração.

Com os vôos, a Airbus pretende "dar uma dimensão humana" às provas do aparelho, que deverá entrar em serviço em dezembro, quando deve entregar o primeiro avião pronto da Aerolínea Singapore Airlaines, de Cingapura.

Os trabalhadores deverão fazer comentários sobre o vôo para ajudar o fabricante a afinar a concepção de dupla cabine.

Entre os passageiros viajarão também alguns especialistas em cabine, representantes da Airbus e das empresas encarregadas de equipar os aviões, que verificarão sobretudo os sietmas de ar-condicionado, iluminação, acústica, sistemas de entretenimento, compartimentos de cozinha, circuitos elétricos, serviços e sistemas de evacuação de águas.

Os passageiros, escolhidos por sorteio entre os 15 mil trabalhadores voluntários da empresa, terão com função "testar a comodidade e a ergonomia do aparelho".

O programa do avião gigante sofreu um atraso importante, o que vai implicar gastos suplementares ao fabricante europeu que, segundo a imprensa, deve ser da ordem de 2 bilhões de euros.

O responsável da Airbus, Christian Streiff, ordenou um congelamento das contratações previstas para a empresa até que tenha o resultado da auditoria encomendada.

Além disso, o grupo britânico BAE Systems, que possui atualmente 20% da Airbus, mostrou seu desejo de vender sua participação ao consórcio europeu EADS, que detém os 80% restantes.

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