SÃO FRANCISCO - Foi anunciada nessa quarta-feira a descoberta do primeiro vírus para a plataforma Apple Mac OS X. O vírus atende por dois nomes, OSX/Leap-A ou OSX/Oompa-A, e se espalha através de serviços de mensagens instantâneas, segundo um alerta no site da empresa de antivirus Sophos.

CARREGANDO :)

A descoberta abala a crença de que os computadores Mac seriam imunes a vírus, ao contrário do sistema Windows, que detém 90% do mercado de sistemas operacionais para compuador e é bombardeado por um incontável número de códigos maliciosos.

Há uma discussão antiga no setor em relação à imunidade dos computadores Macintosh a vírus. Uns acreditam que trata-se de um sistema com menos falhas suscetíveis a exploração. Outros defendem que o relativamente pequeno mercado da empresa não estimula a ação de hackers. Nos EUA, a Apple tem 5% do mercado.

Publicidade

O verme se espalha pela lista de contatos de computadores infectados através de arquivos chamados "latestpics.tgz". O vírus não infecta o computador imediatamente, mas vai induzir o usuário a aceitar o arquivo.

- Esse é o primeiro vírus real para a plataforma Mac OS X. Os usuários Mac precisam ter tanto cuidado com códigos não solicitados em seus computadores quanto seus amigos e colegas que usam Windows - disse o consultor de tecnologia da Sopho, Graham Cluley,

A empresa de segurança na internet Symantec classificou o vírus como grau 1, o mais brando de uma escala que vai até 5.

Como qualquer vírus, o código malicioso se faz passar por outra coisa para fisgar o usuário. Neste caso, é mostrada uma imagem com o novo sistema operacional da Apple de última geração.

Quando o arquivo é aberto ele mostra um ícone de JPEG para enganar os internautas de que se trata de um arquivo inofensivo.

Publicidade