SÃO FRANCISCO - Foi anunciada nessa quarta-feira a descoberta do primeiro vírus para a plataforma Apple Mac OS X. O vírus atende por dois nomes, OSX/Leap-A ou OSX/Oompa-A, e se espalha através de serviços de mensagens instantâneas, segundo um alerta no site da empresa de antivirus Sophos.
A descoberta abala a crença de que os computadores Mac seriam imunes a vírus, ao contrário do sistema Windows, que detém 90% do mercado de sistemas operacionais para compuador e é bombardeado por um incontável número de códigos maliciosos.
Há uma discussão antiga no setor em relação à imunidade dos computadores Macintosh a vírus. Uns acreditam que trata-se de um sistema com menos falhas suscetíveis a exploração. Outros defendem que o relativamente pequeno mercado da empresa não estimula a ação de hackers. Nos EUA, a Apple tem 5% do mercado.
O verme se espalha pela lista de contatos de computadores infectados através de arquivos chamados "latestpics.tgz". O vírus não infecta o computador imediatamente, mas vai induzir o usuário a aceitar o arquivo.
- Esse é o primeiro vírus real para a plataforma Mac OS X. Os usuários Mac precisam ter tanto cuidado com códigos não solicitados em seus computadores quanto seus amigos e colegas que usam Windows - disse o consultor de tecnologia da Sopho, Graham Cluley,
A empresa de segurança na internet Symantec classificou o vírus como grau 1, o mais brando de uma escala que vai até 5.
Como qualquer vírus, o código malicioso se faz passar por outra coisa para fisgar o usuário. Neste caso, é mostrada uma imagem com o novo sistema operacional da Apple de última geração.
Quando o arquivo é aberto ele mostra um ícone de JPEG para enganar os internautas de que se trata de um arquivo inofensivo.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast