Até agora, o potencial de 6.765 quilowatts/hora foi atingido pelas placas solares| Foto: Divulgação/SolarImpulse

O avião experimental Solar Impulse 2 – que funciona apenas com baterias carregadas por meio da luz do sol – concluiu, na última segunda-feira (02), uma nova etapa da viagem de volta ao mundo, que pretende terminar nos próximos meses. Após ter decolado da Baía de São Francisco, no litoral da Califórnia, a aeronave aterrissou em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos.

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Veja como foi o último voo do Solar Impulse 2

O voo de 1.150 quilômetros durou 15 horas e 52 minutos. A etapa foi a décima do trajeto, que teve início dia 09 de março do ano passado, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O avião também já passou por Omã, Índia, Mianmar, China, Japão e Havaí. Até o momento, percorreu 25.156 quilômetros em pouco mais de 333 horas. Em termos de potencial energético, 6.765 quilowatts/hora já foram gerados por meio das mais de 17 mil células fotovoltaicas instaladas nas asas do avião, que captam a luz solar e possibilitam a produção energética, que funciona como combustível.

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Agora, depois de atravessar o oceano Pacífico e antes de retornar a Abu Dhabi, o Solar Impulse 2 segue para Nova York e Europa. No Youtube, é possível acompanhar ao vivo a sala de controle, o trajeto e os voos do Solar Impulse 2.

A experiência busca chamar a atenção do mundo para o potencial e oportunidade de aproveitamento das energias renováveis.

“Podemos utilizar toda esta tecnologia verde do sol para desenvolver novos mercados industriais e estimular o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que protegemos o meio ambiente”, declarou o piloto suíço Bertrand Piccard, de 58 anos. Ele e o também piloto e um dos inventores da tecnologia, André Borschberg, de 63, se revezam a cada etapa do percurso.

Mais informações e curiosidades sobre a expedição podem ser conhecidas no site do projeto.

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