Com potencial de geração de 29,5 megawatts (MW) de energia limpa a partir de resíduos urbanos, a maior termelétrica movida a biogás da América Latina foi recém-inaugurada na região da grande São Paulo. A Termoverde, instalada no aterro sanitário do município de Caieiras, produz energia a partir do metano e desponta como importante reforço energético para a região. O custo total do projeto foi de R$ 100 milhões.
LEIA MAIS sobre Energia e Sustentabilidade
Construída pelo Grupo Solví em uma área de 15 mil m², a termelétrica gera 26 MW por hora, energia suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes. A instalação começou a ser construída em 2014 e obteve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para iniciar as operações em julho deste ano.
Segundo Carlos Bezerra, diretor da Termoverde Caieiras, a execução da usina de biogás só se tornou possível graças a alguns incentivos governamentais que viabilizaram o projeto. “O desconto da Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD) pela ANEEL; a isenção do PIS/COFINS pelo governo federal e ICMS pelo governo estadual possibilitaram a instalação. Mas ainda é pouco. É necessária uma política pública adequada de incentivo às energias renováveis para haver mais usinas como essas”.
O empreendimento está situado na Central de Tratamento e Valorização Ambiental (CTVA) da Essencis – aterro que faz parte do Grupo Solví e trata o resíduo urbano de Caieiras, de São Paulo e de outros municípios da região metropolitana da capital paulista. “Essa é a terceira termelétrica que instalamos em aterros sanitários. Planejamos trabalhar em parceria com aterros pertencentes a outros grupos para viabilizar novas usinas”, ressalta o executivo.
Do lixo para a rede de energia elétrica
O gás metano decorrente da decomposição dos resíduos orgânicos depositados no aterro é o combustível utilizado para a geração de energia nas usinas movidas a biomassa. A produção de energia a partir do metano é uma alternativa sustentável de valorização dos gases, “não somente por apresentar grande potencial dentro da matriz energética brasileira, mas por evitar a liberação do gás metano na atmosfera – que é um dos componentes do efeito estufa”, explica Carlos Bezerra.
A energia renovável obtida a partir da biomassa pode ser adquirida por meio de usinas termelétricas movidas a resíduos de madeira (cavaco), processamento industrial da cana-de-açúcar, resíduos urbanos em aterros sanitários. Segundo relatório da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), esse setor das renováveis pode dobrar capacidade em 15 anos com a modernização dos equipamentos na produção energética.