Foram entregues 1,3 milhão de cartas e encomendas no Paraná durante o mutirão dos Correios, realizado no último fim de semana, para normalizar as entregas atrasadas por causa da greve. Em todo o Brasil, 31 milhões de correspondências chegaram ao destino final entre sábado (29) e domingo (30), de acordo com a empresa.
Participaram da entrega cerca de 50 mil trabalhadores em todo o país, dos quais cinco mil eram funcionários da área administrativa e o restante eram carteiros. Segundo os Correios, todos os serviços foram normalizados.
Os trabalhadores de Curitiba e região metropolitana entraram em greve no dia 19 de setembro, mas 17 mil funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC) já estavam em greve em Minas Gerais e no Pará desde o dia 3 de setembro. A estimativa da empresa era de que 21 milhões de cartas e correspondências estavam atrasadas em todo o país.
A greve foi encerrada na quinta-feira (27), após a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de conceder reajuste de 6,5% aos trabalhadores. O aumento salarial é retroativo a 1º de agosto. O índice definido pelo Tribunal é superior à proposta dos Correios, que pretendia dar 5,2% de aumento para seus 120 mil empregados.
Aproximadamente 11,8 mil funcionários aderiram à greve, o que representa 9,8% dos funcionários, conforme os Correios. De acordo com a decisão do TST, os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses.