O primeiro dia de vigência do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começou com lentidão para baixar o programa da declaração, disponível no site da Receita Federal, problema minimizado pela instituição. Até o fim da tarde de ontem, a Receita já havia recebido cerca de 90 mil declarações. O balanço foi divulgado às 17h30, momento em que 4.347 contribuintes paranaenses já haviam prestado contas ao Leão. Em 2010, a Receita havia recebido 142,6 mil declarações ao longo do primeiro dia; em 2009, 79 mil contribuintes se adiantaram.
A entrega começou às 8 horas, com certa lentidão ao longo da manhã. Usuários de redes sociais alegaram dificuldades para baixar o programa da declaração. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a queda na velocidade nos downloads do programa de 2011 não é considerada um problema no primeiro dia. "Muitas pessoas querem entregar a declaração no início do prazo, na expectativa de receber a restituição nos primeiros lotes", justificou. Durante a tarde, em um teste realizado pela reportagem, foi possível baixar o programa normalmente.
A instalação é rápida e sem grandes dificuldades, bastando apenas confirmar e avançar nas etapas sugeridas pelo programa. O software está mais limpo e moderno em relação às versões anteriores. Durante o teste, não foram encontrados problemas ou inconsistências que provocassem erros no funcionamento do programa.
Expectativa
A Receita espera receber 24 milhões de declarações no exercício deste ano, sendo 1,56 milhão de declarações no Paraná, número que equivale a 6,5% do total nacional. O prazo de entrega da declaração termina no dia 29 de abril, à meia-noite. A principal condição que torna a entrega obrigatória é ter recebido em 2010 rendimentos tributáveis (salário, aposentadoria, aluguel, pensão, entre outros) acima de R$ 22.487,25.
Interatividade
Você já baixou o programa para declarar o IR? Qual é a sua avaliação sobre o sistema deste ano?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
A Gazeta do Povo fez uma lista dos sete erros capitais na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda. Conheça os pecados que não podem ser cometidos e fique atento. Clique nas figuras para ler:
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast