Curitiba Sorvetes, biscoitos, geléias, xampus, sabonetes e diversos outros produtos têm agora uma nova matéria-prima: a erva-mate. Empresas paranaenses desenvolvem um trabalho pioneiro, aproveitando a planta típica do estado, e surgem como grandes incentivadoras de um novo ciclo da erva-mate.
O projeto começou no ano de 2000 no município de São Mateus do Sul. Na busca por alavancar os negócios e munido de um laudo técnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o diretor da ervateira Damanoiza, Bernardo Tockus, procurou parceiros para implantar uma linha de produtos a partir da planta. "Quando analisamos o laudo vimos que o potencial da erva-mate era muito grande. Estávamos certos e hoje já trabalhamos com 32 produtos", afirma.
O laboratório Heide, de Pinhais, logo aderiu à idéia. A empresa é a responsável pela retirada do extrato da erva, processo essencial para a fabricação dos derivados. "O extrato para sorvete é diferente do utilizado no xampu", explica o diretor Rodrigo Heemann.
Há três anos, a Receitas da Vovó, de Palmeira, comercializa geléias de erva-mate e de chá-mate e comemora a aceitação. "O produto está em diversos supermercados do Paraná", afirma o sócio da empresa Eraldo Gillung, revelando que pizzarias de São Paulo tem usado a geléia para oferecer pizza de erva-mate a seus clientes.
Também no ramo alimentício, a Conesul, de Curitiba, desenvolveu sorvetes, musses, pudins e suspiros a partir da planta. "A erva-mate tem um futuro promissor, existem muitas propriedades a serem exploradas", afirma a diretora de desenvolvimento de produtos da empresa, Cyntia Eliane Soaze.
Cosméticos
A erva-mate tem características que permitem seu uso também nos cosméticos. Foi o que a EssenciAll Brasil descobriu ao desenvolver uma extensa linha de produtos no segmento. "Temos dez produtos já registrados e patenteados, como sabonete, loção corporal, gel pós barba, entre outros", afirma a sócia-proprietária Suelene Luci Feltrin. Segundo ela, nos próximos meses devem chegar ao mercado mais dois produtos na linha cosmética: uma loção pós-sol e um desodorante.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião