Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comportamento

Escolha com apoio da família ainda tem espaço no mundo dos negócios

O engenheiro eletricista Alexandre Nunes, vice-presidente da Bematech, pode ser considerado um especialista no que diz respeito a mudanças de cidade. Desde que começou a carreira profissional, já se mudou 11 vezes – saiu de Belo Horizonte, onde nasceu, com destino a Uberlândia. Depois foi ao Rio de Janeiro, voltou para a capital mineira, se mudou para São Paulo em 3 ocasiões diferentes, esteve em Brasília por dois anos e finalmente se mudou para Curitiba, onde mora desde 2003. "Meus filhos (hoje com 15 e 12 anos) foram criados se mudando. Nunca tivemos raízes em um determinado lugar e por isso aprendemos a nos adaptar rapidamente."

A última mudança foi uma escolha pessoal, conta Nunes. "Fundei uma empresa de consultoria em São Paulo, onde morava. Mas há cerca de três anos tomei a decisão de procurar uma nova cidade para morar, que me oferecesse mais qualidade de vida e ao mesmo tempo um mercado de empresas onde eu pudesse continuar desenvolvendo meu trabalho." Depois de avaliar várias capitais, Nunes e a esposa optaram pela capital paranaense. "Ficamos na dúvida entre Curitiba e Belo Horizonte. Escolhi o Paraná porque, apesar do crescimento que as duas cidades tiveram nos últimos anos, o nível de deterioramento de Curitiba é infinitamente menor", compara.

Como não se mudou com vaga garantida para trabalhar em uma empresa da Curitiba – ele continuou prestando serviços para a consultoria de São Paulo –, foram os amigos que deram dicas para ajudar o executivo a escolher onde morar e matricular os filhos, por exemplo. "Tenho como hobby jogar golfe. Por causa do esporte me associei a um clube e fiz várias amizades."

Há um ano, Nunes se afastou da empresa de consultoria e assumiu a vice-presidência da Bematech. Hoje ele diz estar muito satisfeito com a escolha que fez. "O fato de elencar o que eu queria ou não de cada cidade, fazer uma análise isenta delas e discutir as mudanças com a família nos ajudou a não errar." Para quem está avaliando a possibilidade de uma mudança, Nunes sugere um estudo sobre a candidata a nova cidade. "Todas as cidades têm suas particularidades e seus habitantes um estilo de vida diferente. Se você souber respeitá-las e encontrar uma maneira de interagir com elas, consegue se adaptar."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.