O saldo em conta corrente da Espanha foi superavitário no primeiro semestre do ano, uma vez que o turismo acelerou significativamente e as importações continuaram a cair com uma fraca economia doméstica. De acordo com dados do Banco de Espanha, o superávit acumulado no primeiro semestre foi de 1,36 bilhão de euros (US$ 1,8 bilhão), em comparação com um déficit em conta corrente de 17 bilhões de euros no primeiro semestre de 2012.
O forte crescimento das exportações e um fluxo recorde de turistas, juntamente com menos compras de bens importados, está reequilibrando rapidamente a conta corrente da Espanha, depois de muitos anos de déficit.
A Espanha continuou com um déficit em conta corrente nos dois primeiros meses do ano, mas em março, essa tendência se inverteu.
A economia começou a se recuperar no início do segundo trimestre. Somente em junho, a economia da Espanha registrou um superávit em conta corrente de 2,57 bilhões de euros, as exportações cresceram 13% e as importações avançaram 1,6%.
Na quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística de Espanha (INE) informou em sua leitura final para o segundo trimestre que a produção econômica contraiu 1,6% em relação ao período homólogo do ano anterior e 0,1% em relação ao primeiro trimestre.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast