Na vanguarda dos serviços prestados em reservas ambientais, a Cataratas do Iguaçu S.A. criada em 1999, foi a primeira a empresa estabelecer um contrato de concessão para a gestão do serviço de apoio à visitação de um parque nacional brasileiro: o Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A partir da revolução feita na reserva de 185 mil hectares, na fronteira do Brasil com a Argentina, a empresa conquistou o mesmo serviço em mais dois parques importantes do país no esquema de parceria público-privada: o de Fernando de Noronha, em Pernambuco, em 2010, e o da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 2012.
Entre as ações implantadas no Iguaçu, a Cataratas S.A. foi responsável pela construção de um centro de visitantes e também pela introdução de ônibus panorâmicos de dois andares. As melhorias contribuíram para aumentar exponencialmente o número de visitantes no parque, de 800 mil no primeiro ano de trabalho, 2000, para 1.535.382 em 2012. De lá para cá, a Cataratas S.A. investiu cerca de R$ 65 milhões no Iguaçu, dos quais R$ 42 milhões nos primeiros anos de operação.
Além do centro de visitantes, o parque ganhou estacionamentos, lojas para as quais foram criados souvenirs do próprio parque , um restaurante, dois cafés e dois quiosques nas trilhas e uma joalheria. Neste mês cinco ônibus, estes híbridos, foram incorporados à frota que hoje conta com 18 veículos.
ReceitaAtualmente, 60% do dinheiro que entra no caixa do Parque Nacional do Iguaçu vem da prestação de serviços, ou seja, bilheteria, transporte e estacionamento. Outros 40% são provenientes de gastronomia e lojas. Um total de 3% do que é arrecadado nas lanchonetes e nas lojas é repassado ao ICMBio.
Mas esses números nem sempre foram assim. Até 2009, o balanço não era positivo. Foi preciso mudar a taxa interna de retorno de 5% ao ano para 14%, a partir de 2010 para que ela fosse compatível com os investimentos realizados. Essa mudança também possibilitou investimentos nos outros parques que contam com o serviço da Cataratas S.A. Em 2012, o faturamento da empresa foi de R$ 13,4 milhões. Para este ano, a expectativa é que esse montante cresça em pelos menos 5%.
Noronha é sinônimo de turismo moderno
Se o casamento entre ecoturismo e acessibilidade pode dar certo, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha ele se supera. Lá a Cataratas S.A. deixa a marca ambientalmente correta por meio da preservação, educação ambiental e plataformas especializadas para receber pessoas com deficiência.
Até por ser um contrato mais novo e mais exigente, foi preciso adotar ações como usar madeira biossintética nas intervenções, fazer o reaproveitamento da chuva e adotar produtos biossustentáveis. Há praia e trilhas com acessibilidade e cadeira de roda anfíbia. As obras foram feitas sem a utilização de cimento e brita. Tudo buscando o mínimo impacto ambiental possível.
A empresa assumiu o parque em 2010 ano também em que os visitantes começaram a pagar ingressos para conhecer a reserva. São 15 anos de concessão com possibilidade de ampliar mais cinco. Depois de investimentos em capacitação, 99% dos funcionários são da comunidade de Ilhéus o contrato estabelecia um mínimo de 60%. Até agora foram investidos R$ 13 milhões, conforme o contrato. Ao ano, pouco mais de 52 mil pessoas visitam o parque.