Não importa se a viagem é a trabalho ou a lazer. O conforto é a primeira preocupação do hóspede ao fazer o check-in e um momento especial da chegada é largar as malas e conferir as miniaturas dispostas sobre o balcão do banheiro. Há quem as use durante a estadia e há quem leve para casa, mas poucos sabem que os cosméticos para hotel se chamam amenities. Mais difícil é perceber que os pequenos frascos vêm de uma fábrica na região metropolitana de Curitiba.
É dos galpões da Realgem's, em Colombo, que sai a maior parte dos kits fornecidos para a rede hoteleira de todo o Brasil. A marca não aparece nos rótulos, mas os gestores da empresa não se importam. Quem escolhe as cortesias para os hóspedes, que funcionam como um cartão de visitas perfumado do estabelecimento, são os administradores hoteleiros e a maioria deles já foi conquistada pela Realgem's. Líder nacional no segmento de amenities, a empresa paranaense segue em expansão.
Com faturamento anual de R$ 22 milhões e mais de 3 mil clientes, de hotéis de categoria econômica a estabelecimentos de luxo, a Realgem's projeta crescimento de 8% a 12% para 2013. A produção anual gira em torno de 50 milhões de unidades.
Mauro Carvalho, diretor comercial, diz que em 2012 o crescimento chegou a 9%. Ano que vem o salto será maior. Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que incentivam o turismo, elevam a expectativa de aumento de produção da Realgem's para até 16% em 2014.
Marca
Carvalho lembra que a hotelaria e o turismo vêm se profissionalizando no Brasil nos últimos quatro anos. "Até recentemente, amenities eram vistos como gasto. Hoje os administradores de hotéis sabem que é um investimento em marketing, integrando a construção da marca", observa. Prova disso é que grandes marcas de cosméticos, como Natura e Boticário, estão entrando nesse mercado.
Além disso, aponta o empresário, os brasileiros estão viajando mais e ficaram mais exigentes. "O produto de qualidade, com a marca do hotel, é importante para fidelizar o hóspede", afirma.
Internacionalização
Um dos grandes passos que marcam a história da Realgem's ocorreu entre 2011 e 2012, quando foi construído mais um galpão na unidade em Colombo. Na mesma época foi adquirido maquinário importado da Itália. O investimento chegou a R$ 3,5 milhões. O aumento da área de produção veio com a internacionalização: a empresa já tem alguns clientes na América Latina, África, Europa e Ásia, e pretende seguir conquistando hoteis mundo afora. Para fortalecer sua presença dentro e fora do Brasil, a Realgem´s firmou uma joint venture com a italiana La Bottega Dell'albergo, maior empresa europeia do segmento.
Mauro Carvalho mostra um espaço, no terreno da fábrica, pronto para receber mais um galpão. Dentro de algum tempo, será bastante provável que, ao lavar os cabelos em um hotel em Dubai ou hidratar a pele em uma pousada de luxo na Itália, o hóspede esteja usando produtos feitos no Paraná.
Produtos atendem diferentes perfis
Dos galpões da Realgem's saem mais de 3 mil produtos diferentes. A logística é complexa, pois cada cliente tem seu portfolio customizado de amenities. As miniaturas são embaladas em frascos com diferentes formatos e rótulos personalizados com a marca do cliente. A customização é completa. Entre diversas opções de aromas e extratos-base, as linhas básicas incluem xampu, condicionador, sabonete e loção hidratante. Há também kits com acessórios em miniatura, como pente, barbeador, algodão, touca de banho e itens para costura. "O valor do investimento que o hoteleiro quer fazer depende da necessidade e da categoria do estabelecimento", explica o diretor da Realgem's Mauro Carvalho. Alguns kits têm design especial, como os produtos feitos em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch. Outra linha premium foi criada recentemente para a rede de hotéis de luxo Fasano.