Em uma sala de 15 metros quadrados na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec) nasceu uma das maiores empresas de automação comercial do país. Vinte e quatro anos depois do primeiro projeto, a Bematech tem mais de 500 mil clientes no Brasil e no exterior, quatro mil revendas parceiras, 1,2 mil funcionários e um faturamento de mais de R$ 300 milhões.
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Nada mal para uma empresa que quase "nasceu morta", como diz um dos fundadores, Marcel Malczewski. Do mercadinho de bairro à rede hoteleira, sete em cada dez estabelecimentos informatizados usam a tecnologia da Bematech no ponto de venda.
A empresa é a materialização de um objetivo compartilhado pelos engenheiros eletrônicos Wolney Betiol e Malczewski. Os dois se conheceram num curso de pós-graduação em informática industrial, uniram dois projetos complementares e criaram uma impressora matricial para Telex foi o primeiro empreendimento da Intec.
Havia mercado e eles tinham um grande cliente interessado, mas a falta de dinheiro e a vida curta do Telex quase puseram fim à empresa. Rapidamente os sócios mudaram o foco do negócio. "Decidimos aplicar o software em uma mini-impressora para automação bancária", conta Malczewski.
Se a Bematech é hoje líder em equipamentos e soluções para o ponto de venda, deve muito a essa capacidade de reinvenção. Entre 2000 e 2004, os fundadores mudaram novamente o foco, da automação bancária para a comercial. Os anos seguintes foram de abertura para o mercado internacional e aquisição de empresas.
A Bematech cresceu com pacotes completos de automação comercial. Antes focada nos equipamentos, passou a oferecer também softwares e serviços. Em 2012 sua receita avançou 11% e, apesar dos ventos pouco favoráveis da economia, neste ano cresceu, em média, 8% de janeiro a junho. Hoje 61,2% do faturamento vêm da área de equipamentos, sobretudo impressoras fiscais. Outros 29,6% vêm dos softwares e pouco mais de 9,2%, de serviços.
Brasil e exterior
A fábrica em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, produz 30 mil equipamentos por mês, entre computadores, mini-impressoras, leitor de código de barras e terminais para pedidos na mesa. De 5% a 15% dos produtos são exportados para 16 países.
Além das oito filiais no Brasil, a Bematech tem subsidiárias na China, Taiwan, Argentina, Chile, Portugal e Estados Unidos, onde são fabricadas cinco mil unidades de equipamentos para o mercado norte-americano. A área internacional representa 10% do faturamento da companhia.
Investimento em P&D dá impulso a software
Uma das empresas de maior sucesso entre as nascidas em incubadoras, a Bematech conhece exatamente o valor da inovação. Por isso, investe 4,5% da sua receita R$ 15 milhões em 2012 na manutenção de três centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D), localizados em Curitiba, no Lactec, Jundiaí (SP) e em Taiwan, local escolhido a dedo pela proximidade de um dos grandes polos tecnológicos do mundo.
"Queremos estar próximos às novas tendências tecnológicas do mercado de automação", diz Cleber Morais, CEO da Bematech, que chegou em 2011. Juntos, os três centros de P&D têm 120 funcionários.
Em Jundiaí são desenvolvidos todos os sistemas de gestão comercializados pela empresa. É neles que a Bematech aposta agora para elevar seu faturamento. Enquanto a receita da área de hardware registrou avanço de 11% em relação aos números de 2011, o lucro do setor de softwares cresceu 26%, consolidando-se como a área que mais cresce na empresa.
Um dos exemplos dos novos negócios é a parceria que a Bematech CMNet subsidiária voltada ao setor hoteleiro fechou em setembro com a Buscapé Company, para oferecer reservas de hotéis por meio de dispositivos móveis.
Além disso, o aplicativo Hotel Asap permite que os hóspedes reservem e paguem suas diárias diretamente pelo celular. Por enquanto, há parceria com cerca de 600 estabelecimentos no Sul e Sudeste, mas a ideia é ampliar o benefício para todo o país e a hotéis do exterior.