Um lugar que reúne sabores do mundo todo e que é lembrado por estar sempre de portas abertas, não importa o horário. Este é o Babilônia Gastronomia, um dos primeiros espaços gastronômicos da cidade com proposta 24 horas. Onze anos após a inauguração da primeira loja no Batel única da rede que não fecha nunca a marca tem o reconhecimento dos clientes das suas cinco unidades em Curitiba e São José dos Pinhais e planeja a expansão do negócio para outras regiões do Brasil.
Assista ao vídeo e conheça melhor a empresa premiada A proposta inovadora do negócio, já que na década passada era raríssimo de se encontrar locais para degustar um bom prato na madrugada curitibana, nasceu da experiência e do olhar atento dos sócios e irmãos Marcelo Woellner Pereira e Carlos Eduardo Woellner Pereira às oportunidades da vida noturna da cidade.
Eles iniciaram no ramo gastronômico em 1995, trabalhando com refeições corporativas, e três anos depois se lançaram à gastronomia comercial com um restaurante por quilo. Depois foi a vez de uma pizzaria até que, em 2003, abriram as portas do negócio que hoje dá nome ao Grupo Babilônia, formado também pelo restaurante Mediterrâneo e a Forneria Babilônia.
A inspiração para a oferta de boa gastronomia na madrugada veio do movimento das lojas de conveniência dos postos de combustíveis e recebeu pitadas extras de serviços, como panificadora, revistaria e loja de objetos de decoração. "Queríamos um conceito diferente, um ambiente gastronômico que não fosse apenas um restaurante", conta Marcelo.
O cardápio diversificado é outro ingrediente fundamental do sucesso do restaurante, que atende cerca de 60 mil clientes por mês em suas cinco lojas. As opções partem do café da manhã, com o tradicional pão na chapa, e passam pelo almoço de negócios e o happy hour com os amigos. O jantar com a família, o esquenta antes da balada e o lanche da madrugada também estão garantidos. Todos os pratos são servidos em qualquer horário. "Se o cliente quiser comer um prato de macarrão [um dos carros-chefes do restaurante] às 5 h da manhã, vai conseguir", afirma Marcelo.
Para manter tudo isso funcionando com qualidade e excelência, a empresa conta com uma equipe de 320 funcionários, entre lojas próprias e franquias, e um processo de gestão baseado em modelos de sucesso e adaptado à operação do restaurante.
Marcelo conta que cada unidade tem o acompanhamento de uma nutricionista própria encarregada das operações e que as lojas recebem visitas frequentes da supervisora, o que garante a padronização dos pratos, cardápio e apresentação dos espaços. "Não inventamos a roda, utilizamos como base de gestão um projeto que implantamos na nossa primeira empresa e que qualifica para a certificação ISO 9001. A diferença é que não chamamos uma auditoria externa para tal. Nossa certificação vem do reconhecimento que recebemos dos clientes e prêmios em revistas especializadas, que atestam nossa referência. É isso o que nos motiva a continuar nesse caminho", conclui Marcelo.
Bem Feito no Paraná 2014 | 1:59
Conveniência e qualidade 24 horas para o cliente
O Restaurante Babilônia é Bem Feito no Paraná porque além de vender comida para todos os públicos, 24 horas, tem adega, panificadora, revistaria e até objetos de decoração. O Babilônia nunca fecha e agora vai abrir franquias em vários estados.