Trabalhar com 402 crianças todos os dias pode não parecer um ambiente empresarial, mas foi inovando a gestão que a Escola Pequeno Polegar se destacou dos concorrentes e registrou um grande crescimento durante 31 anos de atividades.
Assista ao vídeo e conheça melhor a empresa premiada
Administrada pela família Andriguetto, a escola de São José dos Pinhais tem 52 funcionários. Em 2011, a empresa decidiu prezar mais pela gestão empresarial, adotando práticas de gerenciamento, treinamento e inovação. "Com a concorrência maior, buscamos entregar mais valor para nossos clientes", explica o coordenador Haroldo Andriguetto Junior.
Visão
Para isso, escolheram três pilares principais: inovação da proposta pedagógica, criação de valor para os clientes e treinamento mais intensivo dos colaboradores. As ações para cada um são pensadas a partir da missão e valores definidos e incluem todos os colaboradores da empresa.
O treinamento acontece em três frentes: técnicos, para atualizar os procedimentos profissionais; empresariais, para reforçar a estratégia; e sociais, para desenvolver a responsabilidade social da empresa. Para Andriguetto Junior, essa é uma ação essencial. "Os funcionários entram em contato com as crianças o tempo todo. O tratamento precisa estar em sintonia fina com a estratégia empresarial".
Histórico
A escola foi criada em 1983 em apenas uma casa e hoje já agregou outros três terrenos na mesma quadra. A ideia foi de Terezinha de Fátima Andriguetto, diretora da escola, que tinha o sonho de trabalhar com crianças.
Durante os 31 anos de experiência, Terezinha percebeu a necessidade de mudar a proposta pedagógica, que deveria ser mais adequada para as crianças e pais contemporâneos. Essa é uma das inovações da Pequeno Polegar: aliar diversas maneiras de ensinar para desenvolver diferentes áreas.
Uma das técnicas foi a criação dos territórios de aprendizagem. Pequenos espaços temáticos preparados em um pátio maior apresentam diferentes materiais e atividades que desenvolvem o lado cognitivo e criativo dos alunos.
Para Terezinha, a inovação deriva de muita pesquisa, tanto que a pedagoga viajou para ver essa atividade sendo aplicada em escolas internacionais antes de adotá-la aqui. "Sempre que consigo, eu mesma preparo os territórios. Gosto muito do trabalho e sempre fico com as crianças, fazendo parte dos projetos. Não fico dentro da sala de direção", conta.
Aplicativo e portal informam rotina aos pais
Para aumentar o diálogo com os pais e criar mais valor para os clientes, a Pequeno Polegar desenvolveu um portal e um aplicativo em que os pais podem se informar sobre o cotidiano da escola e dos filhos durante o dia. "Um dos maiores desafios desse setor é criar uma relação de confiança com os pais, que precisam deixar os filhos com a gente. Esse tem sido um canal para fortalecer nosso diálogo", aponta Andriguetto Junior.
O projeto de comunicação começou por um portal e agora também funciona com um aplicativo para dispositivos móveis. Nesses meios, os pais recebem atualizações do que acontece na escola: quais foram as atividades realizadas, as refeições servidas e a agenda dos próximos dias. Eles podem também entrar em contato com a instituição, acessar informações sobre pagamento das mensalidades e comprar uniformes escolares. O sucesso da nova ferramenta já foi mensurado: em uma pesquisa aplicada pela própria escola, os pais aprovaram a iniciativa.
Bem Feito no Paraná 2014 | 2:48
Criança é negócio sério
Escola premiada pelo Bem Feito no Paraná, o Pequeno Polegar, mostra como inova na proposta pedagógica e na gestão empresarial. Ensino voltado para as fases iniciais da vida escolar, mas também para a vida toda.