Moradores de grandes centros podem nunca ter ouvido falar das Lojas Millenium. Mas em cidades pequenas ou na Região Metropolitana de Curitiba, o grupo mostra sua força. Com cerca de 600 empregados e quase 30 lojas em cidades como Colombo e Araucária, a rede de departamentos domina o varejo nos bairros.
Assista ao vídeo e conheça melhor a empresa premiada A rede de confecções e calçados para adultos e crianças, além de cama, mesa e banho começou com duas unidades em 1992 e, com um crescimento médio de mais de um novo ponto de venda por ano, fecha 2014 com 29 filiais e outras duas projetadas para março de 2015. A maior unidade fica em Araucária e tem 1.400 m2. As menores têm cerca de 400 m2.
"Quando se começa é sempre difícil. No início, eu empregava apenas uma pessoa. Hoje são quase 600 funcionários e no ano que vem devemos atingir 750. Eu não sabia onde a empresa ia chegar, mas sabia que queria ir para frente", conta Orides Marques de Almeida, dono da Lojas Millenium.
Para crescer tanto, a empresa investiu em um nicho de mercado. Essa decisão está exposta de forma clara em uma das visões "ser a melhor loja do bairro" e no slogan "Aqui, você pode!". Para atender clientes das classes C, D e até E, as lojas são posicionadas em cidades da Região Metropolitana de Curitiba e outras de menor porte. "Conseguimos dominar o comércio desses lugares, já que as grandes redes ainda não estão ali", conta Almeida.
Uma estratégia para atrair e fidelizar consumidores foi a criação do Cartão Millenium, um cartão de crédito da bandeira Senff que pode ser usado tanto para parcelar compras na própria loja como em outros estabelecimentos. Segundo Almeida, a ideia não chega a ser inovadora para o varejo, mas é uma novidade para os moradores de várias das regiões em que as lojas estão instaladas.
Para alavancar as vendas, a equipe começa o cadastramento dos cartões antes mesmo de abrir uma unidade nova, em uma determinada região. Assim, quando a loja é inaugurada, os consumidores estão aptos a comprar.
Bem Feito no Paraná 2014 | 1:56
Rede Milenium cresce pelos bairros
São quase 30 anos de tradição e dezenas de lojas espalhadas por bairros de Curitiba e região metropolitana. A Milenium começou no centro de Colombo e agora domina o comércio voltado para as classes C, D e E.