Nesta sexta-feira, dia 12 de abril, começa a oitava edição da ExpoMoney, principal evento de educação financeira do país, em Curitiba. A edição de 2013 marca uma mudança na abrangência dos assuntos. O mercado de ações, principal tema do evento nas outras sete edições, passa a ter um papel secundário. A partir de agora, a intenção da organização é tratar de uma gama mais plural de temas. Neste ano, o assunto de maior destaque nas palestras e debates é o mercado imobiliário.
De acordo com a curadora da ExpoMoney 2013, Mara Luquet, a mudança acontece em função da nova realidade da economia brasileira nos investimentos. "A diferença fundamental é que vivemos um novo cenário econômico. A nova pauta dos juros nos trouxe uma série de novas discussões", explica.
Das 38 palestras e debates, dez tratam do mercado imobiliário. A curadora do evento justifica que este é um tema mais próximo do grande público para tratar de juros, crédito e investimentos.
A curadora afirma, no entanto, que as ações não serão deixadas de lado nos debates e palestras, mas vão se somar a uma outra série de assuntos. "Bolsa é um dos pilares quando o assunto é investimentos. Ela vai ser bastante debatida ainda, mas decidimos ampliar a gama de temas ao invés de tratar quase que essencialmente só de ações", afirma.
O evento em Curitiba é o primeiro do calendário da ExpoMoney neste ano. Depois da capital paranaense, Recife, Florianópolis, Salvador, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro recebem o evento.