Pelo quarto dia consecutivo, contribuintes que tentaram emitir a guia de recolhimento do Simples Doméstico, regime unificado de recolhimento de encargos trabalhistas e tributos, não conseguiram completar o processo por uma falha.
A reportagem testou novamente o sistema na manhã desta quarta (4) e encontrou o mesmo problema que teve início no domingo para emitir a guia chamada de DAE: Documento de Arrecadação do eSocial.
O prazo para se cadastrar no sistema, gerar o documento e pagar os tributos se encerra nesta sexta (6) e, apesar das falhas do sistema, não será prorrogado.
“A Receita não vai prorrogar o prazo porque vencimento de tributo depende de lei. (...) Não trabalhamos com essa hipótese de prorrogação”, afirmou o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Martins na terça-feira (3).
O subsecretário descarta que o grande volume de usuários tenha causado instabilidade no sistema. Apenas 13% dos empregadores domésticos emitiram a guia de recolhimento até a última terça-feira, segundo o órgão.
Direitos dos domésticos
Anteriormente, o subsecretário havia afirmado que um ajuste no sistema para acelerar o processo de emissão seria feito até as 21h da segunda, quando o problema seria solucionado.
Às 20h50 de domingo, a Receita havia publicado em seu site uma nota oficial admitindo falhas no sistema, mas afirmando que elas já haviam sido solucionadas “às 18h”.
A mensagem de erro continua, no entanto, a aparecer no último passo do processo, quando se pede a emissão da guia, mesmo usando diferentes códigos de acesso e navegadores de internet em diferentes localidades.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares